EventCamp 2013

Detalhes do Evento

Data

16 de Setembro 2014

Horas

09:15 ~ 15:30

Local

Microsoft Portugal
Auditório e Sala Windows

A Comunicação volta a ser o tema umbrella da terceira grande conferência M&P Comunicação em Tempo de Crise, PR: Ameaças e Oportunidades, Comunicação na Era do Social Media, Comunicação e Media: Uma relação win win? e Comunicar em 2014 são os temas dos cinco painéis, que vão juntar como oradores mais de uma dezena e meia de profissionais, entre responsáveis de consultoras, especialistas em social media, jornalistas/produtores de conteúdos e directores de comunicação de grandes empresas. Após a conferência, terá lugar o almoço onde serão conhecidos os vencedores da segunda edição dos Prémios Comunicação M&P

Programa

Oradores

Susana Monteiro
CV&A

Susana Monteiro, licenciada em Marketing, iniciou a sua vida profissional na Multinacional Americana Dun&Bradstreet como assessora de imprensa. Função que exerceu durante 2 anos até ser nomeada Directora de Comunicação Ibérica. Em 1999, com o nascimento do primeiro filho nasce também a necessidade de se fixar em Lisboa e opta por lançar a sua própria Agência de Comunicação – BluePeach, que mais tarde vende à Unimagem e onde assume a Direcção de Comunicação da Agência. Em 2002 é convidada pelo Grupo Strat para um projecto de comunicação e funda a Agência Parceiros de Comunicação. Ao longo de 10 anos ao serviço da Parceiros, foi nomeada administradora e tornou-se accionista da consultora. O plano de negócio que desenvolveu permitiu-lhe conquistar com eficácia uma carteira de clientes nos mais diversos sectores de atividade, do financeiro ao consumo, onde desenvolve projectos para o BES, Procter & Gamble, Repsol, Top Atlântico, Microsoft, Sony entre outros. Durante estes anos foi ainda oradora em várias conferências sobre o setor da Comunicação e professora convidada pela Universidade Católica do Porto Business School para a cadeira de Relações Públicas e Gestão de Crise. Em Dezembro de 2012 é convidada para ingressar na Cunha Vaz e Associados como Administradora. Função que desempenha actualmente.

Salvador da Cunha
Grupo Lift

Com uma vasta experiência em Comunicação Institucional, Comunicação Financeira e Gestão de Crise, Salvador da Cunha trabalhou com mais de 150 clientes desde 1995. Começou o seu percurso profissional como Jornalista Económico/Editor (entre 1988 e 1995), no Semanário Económico, Diário Económico (Fundador), Público (Fundador), Valor (Fundador) e Semanário, tendo sido Sócio fundador da Mediafin (Jornal de Negócios e Negócios.pt). Foi docente no ISLA (Pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos), docente no INP (Pós-graduação em Relações Públicas e Gestão da Comunicação), presidente da Direcção da APECOM (de Fevereiro de 2008 a Março de 2011), tendo sido Vice-Presidente desde 2002. Foi, ainda, membro do Board da ICCO – The International Communications Consultancy Organization. Frequentou o Curso de Economia da FCH da Universidade Católica Portuguesa durante quatro anos e tem um PADE – Programa de Alta Direcção de Empresas da AESE (2011). Salvador da Cunha é Founder e CEO do Grupo Lift, do qual fazem parte as empresas Lift Consulting, BrandCook, High, WOM - Word-of-Mouth Marketing Agency, Up Digital, Plus, Leadwide e Word Lab.

Filipa Trigo
Parceiros de Comunicação

Depois de 21 anos na Ipsis, onde desempenhava o cargo de directora, Filipa Trigo integrou em Junho a Parceiros de Comunicação, onde assumiu o mesmo cargo. Com o curso de Tradutora Intérprete Especializada do Instituto Superior de Línguas e Administração, a formação académica foi complementada com a frequência da University of Maryland (European Divison) na área de Sociologia, Curso de Comunicação Empresarial da Universidade Nova de Lisboa e APCE e curso de Marketing do Instituto do Emprego e Formação Professional. Integrou a IPSIS EMIREC em 1993 e desde então tem assumido cargos de direção, sendo, até Junho, diretora executiva. Entre 1995 e 2000 leccionou a cadeira de Relações Públicas na Escola Superior de Comunicação Social e em 2001 integrou o quadro docente do II Curso de Pós Graduação em Comunicação, Relações Públicas e Assessoria para a Comunicação Social da Universidade Independente. De 1997 a 2007 exerceu cargos de direção na APECOM, Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas. Em 2008, integra o Conselho Consultivo da APCE com a missão de produzir o Código de Conduta do Gestor de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas que foi aprovado em 2010, altura em que passa a integrar o Conselho de Ética desta organização. Em 2013 foi convidada para Presidente do Conselho Consultivo e de Ética, cargo que assume presentemente.

João Duarte
YoungNetwork Group

João Duarte é o CEO e fundador do grupo YoungNetwork desde 2000, altura em que esta era uma pequena agência de comunicação na Calçada da Estrela. Hoje, João Duarte é responsável pela criação, crescimento e estratégia de internacionalização de um grupo que emprega mais de 100 pessoas em Portugal e outros seis países. Começou a sua carreira como jornalista, tendo passado pela redacção do Jornal de Negócios, onde foi estagiário, jornalista e editor, revista Capital Digital, que dirigiu, e revista Exame. Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, assume ainda as funções de consultor de comunicação e especialista em estratégia e gestão de crise.

José Manuel Costa
GCI

José Manuel Costa, de 48 anos, é o presidente e CEO da GCI, a consultora de comunicação que fundou em Maio de 1994. José Manuel Costa começou a sua carreira em 1987, como jornalista, mas cedo entrou na indústria das Public Relations, primeiro como Director de Comunicação da EPG/TBWA, uma das maiores agências de publicidade portuguesas, e mais tarde como Assessor de Imprensa de organizações governamentais. Em 1994, José Manuel Costa tornou-se empreendedor e fundou a GCI, que é hoje uma das principais consultoras da Public Relations de Portugal. José Manuel Costa estudou Marketing & Comunicações no Istituto Europeo di Design, em Milão, Itália. Mais recentemente foi professor do Masters Program em Gestão da Reputação, na Universidade Complutense, em Madrid, Espanha. Entre 2011 e 2012, foi professor convidado de Sustentabilidade e Comunicação da pós-gradução em Gestão da Sustentabilidade no ISEG, em Lisboa. Entretanto, fundou a Uanda, consultora de comunicação angolana, e expandiu a GCI para o Brasil e Cabo Verde, através do Green Project Awards. Em Junho de 2012, José Manuel Costa foi convidado para fazer parte do júri do Festival de Publicidade de Cannes, na categoria da PR.

Tiago Bonneville Franco
Engaging

Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada, frequentou também o Mestrado em Gestão. Possui uma pós-graduação em Inteligência Competitiva pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. O seu percurso profissional passou pelo cargo de editor de Economia no jornal Semanário (1993) e de diretor do Departamento de Comunicação da Companhia Portuguesa Rádio Marconi (1993/95). Entre 1996 e 1997 foi analista para assuntos económicos da Rádio Renascença e, entre 1995 e 1997, editor de Economia e do suplemento de Negócios no jornal O Independente. No seu curriculum constam ainda os cargos de diretor da revista V (1998) e director do jornal Euronotícias desde a sua fundação até Outubro de 2001. Durante 12 anos foi diretor-geral da Ipsis ( Grupo Brandia Central). Actualmente é general manager da Engaging Consulting.

Daniel Caeiro
Grand Union

Sou um rapaz de 32 anos de Lisboa, Portugal. Sempre me fascinou tecnologia e computadores mas a minha grande paixão sempre foi a escrita, comunicação, fotografia e vídeo. Rapidamente percebi o que queria fazer e tirei um curso de Ciências da Comunicação. Com especial curiosidade pelo mundo das agências comecei a trabalhar na Torke - Boutique Guerrilla Agency. Mais tarde fui convidado a criar e a assumir a Torke 2.0 - Websocial Creative Agency. Foi aqui que passei 3 anos. A aperfeiçoar os meus conhecimentos de comunicação e criatividade online, a aprender a gerir equipas, projectos e uma agência. Em 2011 fui convidado pela LiveContent a assumir o cargo de estratégia digital e coordenador do departamento de Social Media. Parte do desafio passava também por coordenar a abertura do departamento de Social Media em São Paulo. Já no final de 2011 surgiu o convite da Grand Union para um novo projecto. Parte integrante do grupo SixAndCo, o desafio consiste em reformular o departamento de Social Media e actuar como evangelizador deste assunto dentro da agência. Para além desta coordenação, desempenho também o papel de Digital Strategist para todas as contas da agência.

Joana Carravilla
E.Life

Joana Carravilla, 38 anos, é actualmente country manager Iberia do E.Life Group, grupo pioneiro e especialista em inteligência de mercado e gestão do relacionamento na Social Media, que nasceu no Brasil em 2004 e está presente actualmente na Alemanha, Brasil, México, Espanha e Portugal. Tendo como actividade principal a monitorização e análise da Social Media, o grupo actua também no atendimento e relacionamento, na activação de marcas e na análise de Social Big Data. Com 200 colaboradores, a E.Life conta com mais de 80 clientes activos, entre os quais se destacam marcas de renome mundial, como Coca-Cola, Sonae, Unilever, Nestlé, Vueling, Galp, Rede Globo ou Oi. Casada, com dois filhos e um terceiro com chegada marcada para Agosto, Joana Carravilla estudou o Colégio Alemão do Porto, licenciou-se em Ciências da Comunicação e levou a cabo o Curso Geral de Gestão da Porto Business School. Fluente em alemão, inglês e espanhol, tem um percurso profissional preenchido e versátil. Fez estágio em televisão na RTA, em Los Angeles, Califórnia, e trabalhou na TAP Portugal como técnica de tráfego aéreo. Durante dois anos foi redatora principal de um jornal ligado à indústria têxtil e foi também responsável pela organização de vários eventos de moda e gastronomia, nomeadamente o Portugal Fashion e os Sabores de Portugal. Em 2000, entrou para a Seara.com, empresa da qual foi partner e onde assumiu até 2010 a função de responsável por grandes clientes . Em 2005, criou o espaço MUUDA-artesabores&design (www.muuda.com), no Porto.

Sérgio Gonçalves
Live Content

Licenciei-me em Gestão na UCP em 97. Trabalho na área digital há mais de 15 anos, passei por consultoras como a PWC, operadoras de telecomunicações como a Vodafone ou entretenimento como a EMI Music Hoje estou focado no crescimento da Live Content, agência de publicidade digital, não só em Portugal mas também no Brasil e México. Gostaria de continuar a viver (e fazer parte) da revolução digital.

José Manuel Fernandes
Observador

Paula Gustavo
Olho Azul

Paula Gustavo iniciou o seu percurso profissional no jornalismo na Antena 1, tendo depois passado pelo jornal Semanário. Em 1996, aceita o desafio para a consultoria em comunicação, integrando a Media Consulting, que surgia no mercado nesse mesmo ano. Anos mais tarde é convidada a integrar o Grupo GCI, primeiro como directora de serviços a clientes e depois como directora geral de operações, onde acompanhou e desenvolveu a expansão das várias unidades de negócio. Regressa à Media Consulting em 2005, empresa na qual permanece até ao início de 2014 como general manager. Em Fevereiro ingressa, como directora executiva, na Olho Azul. É licenciada em Comunicação Social pela UBI e tem frequência no Mestrado em Publicidade e Marketing, da ESCS.

Pedro Ribeiro
Rádio Comercial

Iniciou a sua carreira no mundo da rádio a fazer noticiários nas madrugadas do extinto CMR - Correio da Manhã Rádio em 1990, com apenas 19 anos. Seguiu para a Rádio Comercial, em 1993, onde editou a Informação das manhãs. Mais tarde, em 1997, e ainda na Rádio Comercial - A Rádio Rock, fez o Programa da Manhã com José Carlos Malato, Ana Lamy e Nuno Markl, que ficou célebre pelas rubricas O Homem Que Mordeu o Cão (HQMC), Rapidinha da Manhã, Comercial Internet e Linha Avançada. Em Fevereiro de 2003, com a restruturação da Media Capital Rádios, o Programa da Manhã foi transferido para a Best Rock FM, uma rádio local e com poucos meios, recém-criada pelo grupo MCR. Ano e meio depois, foi para as manhãs do Rádio Clube, onde ficou até ser convidado para director de programas da Rádio Comercial, cargo que ocupa actualmente, juntamente com o de animador do Programa da Manhã. A estreia em televisão dá-se em 1993, como repórter de um programa desportivo na RTP. Ingressa, como comentador, no programa Mais Futebol,da TVI 24, em 2009.

Rui Borges
Plot Content Agency

Iniciou a sua actividade profissional em 2006 no jornal Vida Económica. Entre 1998 e 2002 fez parte da equipa do Jornal de Negócios tendo sido director da publicação. Saiu em 2002 para lançar a revista Carteira, a primeira revista de finanças pessoais portuguesa. Ao mesmo tempo começou um negócio de custom publishing na editora da revista carteira. Actualmente, é CEO da Plot Content Agency a maior agência de Content Maketing em Portugal. A Plot edita também as revistas Saber Viver e Prevenir. É licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa.

Francisco Viana
CGD

Francisco Viana assumiu há 2 anos e meio a função de director central da Direcção de Comunicação e Marca da Caixa. A sua missão é assegurar a consistência da política de comunicação e imagem institucional do Grupo CGD, bem como o desenvolvimento, a promoção e a operacionalização da estratégia de comunicação interna e externa e a imagem institucional do grupo, valorizando-a e enquadrando-a nos objectivos de uma comunicação global. A sua ligação ao departamento teve início em 2010, tendo sido responsável pelas áreas de Publicidade, Responsabilidade Social, Patrocínios e Relações Públicas da Caixa. De 2007 a 2010 foi director-adjunto e subdirector da Direcção de Financiamento Imobiliário e ainda em 2007 esteve ligado ao lançamento do Banco Caixa Geral Brasil. Mas o seu ingresso no grupo remonta a 1992, como administrativo na agência da Praça do Comércio, tendo desempenhado diversos cargos na área comercial. Ao longo destes 22 anos esteve envolvido, e liderou, diversos projectos e agências. Francisco Viana tem 43 anos e é licenciado em Gestão Bancária, pelo Instituto Superior de Gestão Bancária, e pós-graduado pelo Instituto de Formação Bancária e Universidade Católica.

Nuno Carvalho
A Padaria Portuguesa

Nuno Carvalho é responsável pelo projecto A Padaria Portuguesa desde Setembro de 2010. Licenciado em Gestão pelo ISEG, completou a sua formação académica com um Finance Programme na London School of Economics e um Management Accelarate Programme no Insead. Iniciou a sua actividade profissional no Grupo Jerónimo Martins, tendo passado pela Direcção de Marketing como Marketing Manager, pela Direcção de Operações como District Manager e pela Direcção Meal Solutions como Director de Unidade de Negócio.

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110€ + IVA Inclui o almoço que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Comunicação M&P.
(Limitado aos lugares existentes)

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70€ + IVA Não inclui almoço



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