EventCamp 2016

Detalhes do Evento

Data

30 Novembro 2018

Horas

09:15 ~ 15:30

Local

Casa das Galeotas

Pelo sexto ano consecutivo o M&P vai dedicar um dia a discutir os temas mais importantes do sector da Comunicação. Numa iniciativa que juntará mais de uma dezena de oradores, poderá assistir aos debates “Novas tendências e desafios da comunicação” e “Jornalismo, fake news e credibilidade dos media”. A manhã começará com um estudo da Multidados, apresentado por Florbela Borges, sobre o que o consumidor actual espera dos conteúdos online, dos influênciadores e das diferentes formas de comunicar. Por último, Nuno Santos dará a conhecer o "11: uma nova forma de comunicar o futebol".

Programa

9h15

CHEGADA DOS PARTICIPANTES

10h00

O novo consumidor, POR Florbela Borges, managing diretor da Multidados   O que o consumidor actual espera dos conteúdos online, dos influênciadores e das diferentes formas de comunicar.

10h15 - 11h15

Novas tendências e desafios da comunicação // Francisco Teixeira, partner e general manager da Hill & Knowlton // José Franco, managing partner da Corpcom // Maria Antónia Saldanha, directora de marca e comunicação da SIBS // Rodrigo Viana de Freitas, director-geral da Central de Informação // Rui Pedro Batista, director de comunicação e marca da The Navigator Company // Vanessa Romeu, directora de comunicação corporativa do Lidl

11h15 - 11h30

Coffee break

11h30 - 12h30

Jornalismo, fake news e credibilidade dos media // António Costa, publisher do Eco // Fernando Esteves, director do Polígrafo // Paula Ferreira, chefe de redacção do Jornal de Notícias // Sofia Moura, directora coordenadora de brand content & entertainment da SIC // Vitor Cunha, administrador e accionista da JLM&A

12h30

11: Uma nova forma de comunicar o futebol, por Nuno Santos A Federação Portuguesa de Futebol vai lançar em 2019 o canal do futebol português. O «11», assim vai chamar-se o novo projeto, será um canal para servir, inspirar e criar proximidade. O «11» nasce para mostrar o melhor que o jogo tem e levar todas as histórias das seleções nacionais a casa dos portugueses, os que vivem cá e os da diáspora. Um dos principais objetivos é alterar a forma de conversar sobre futebol na televisão portuguesa.

13h00

Almoço

14h30

Entrega dos Prémios Comunicação M&P'18


Oradores

Florbela Borges
managing diretor da Multidados

Formada em Gestão de Marketing, pelo IPAM, especializou-se em compreender o consumidor, e em estudos de mercado. Empreendedora e especialista em estatística e research, conta com 20 anos de carreira nesta área e é responsável de marketing de uma das principais empresas de estudos de mercado nacionais. No seu percurso conta já com 18 anos de campo estatístico, junto das maiores e melhores marcas nacionais e internacionais, para recolha estatistica de notoriedade das marcas e hábitos de consumo e tendências do mercado.

Francisco Teixeira
partner e general manager da Hill & Knowlton

O Francisco tem 39 anos, estudou nos Estados Unidos, Espanha e Portugal onde se licenciou em Comunicação, Pós-Graduou em Marketing Político e terminou o mestrado em Comunicação. Foi jornalista durante 10 anos n’ O Independente, Grupo Renascença, Diário Económico e Económico TV. Foi adjunto do conselho de administração da AICEP, antes de fundar, em 2013, a FxT. Em 2017 fundiu esta agência de Relações Públicas com o Grupo WPP, onde lidera a área de Relações Públicas através da Hill & Knowlton e da Burson Cohen & Wolf.

José Franco
managing partner da Corpcom

José Franco é CEO e fundador da Corpcom, uma das mais premiadas agências de comunicação em Portugal, criada em 2007. Entre outras distinções em 2017, a Corpcom foi Agência do Ano em PR no Festival do Clube de Criativos e venceu o European Excellence Award na categoria Ibéria. José Franco foi júri nos internacionais Sabre Awards e nos Cannes Lions, na categoria de PR. Licenciado em gestão pela Universidade Lusíada tem uma experiência de mais de 20 anos em Jornalismo, Comunicação Corporativa e Relações Públicas. Iniciou a sua carreira como jornalista no jornal Semanário na década de 90, colaborando também com algumas revistas de negócios até 1998. Durante mais de uma década trabalhou em corretoras financeiras, empresas de telecomunicações e agências de comunicação, sempre ligado às áreas de Comunicação Marketing Corporativo e Relações Públicas.

Maria Antónia Saldanha
directora de marca e comunicação da SIBS

Dirige as actividades de Marca e Comunicação da SIBS, empresa de referência em serviços financeiros, nomeadamente na área dos pagamentos, Business Process Outsourcing e na produção e personalização de cartões. Entre as marcas mais reconhecidas da empresa estão o Multibanco, o MB WAY e o MB NET. Maria Antónia Saldanha é ainda responsável pelo SIBS PAYFORWARD, o programa de inovação da SIBS na área dos pagamentos e fintech em Portugal. Anteriormente, exerceu o cargo de directora de Comunicação Corporativa na consultora internacional de comunicação Porter Novelli. Ingressou na área da comunicação em 1997, tendo passado por diferentes entidades como a José Maria da Fonseca, Texto Editora e Diário Económico. Foi ainda docente do Curso de Comunicação Empresarial, do Instituto Superior de Comunicação Social (ISCEM) e assessora de Marketing e Comunicação, em regime pro-bono, na IPSS internacional Aldeias de Crianças SOS. Licenciada em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada, frequentou o curso de Relações Públicas e Publicidade no Instituto de Novas Profissões e o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Faculdade de Economia da Universidade Católica de Lisboa. Mais recentemente, na mesma faculdade, frequentou o Curso de Transformação Digital.

Rodrigo Viana de Freitas
director-geral da Central de Informação

Comecei a minha carreira profissional como jornalista, após licenciatura em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Fiz grande parte do trajeto na área económica, de onde saí como diretor da Ideias & Negócios para fundar a Central de Informação em 2004. A Central é uma empresa de comunicação presente no Porto e em Lisboa, que atua nas áreas da consultoria em comunicação e relações públicas, gestão e organização de eventos, digital e design & publishing. De vocação cada vez mais internacional, tem desenvolvido nos últimos anos projetos em diferentes países, como Espanha, Angola, Itália, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, entre outros. Premiada em Portugal, mas também internacionalmente, é membro da IPRN – International Public Relations Network, uma das maiores redes mundiais de agências de comunicação independentes, e vice-presidente da APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas.

Rui Pedro Batista
director de comunicação e marca da The Navigator Company

Rui Pedro Batista é diretor de Comunicação e Marca da The Navigator Company. Licenciado em Gestão de Empresas (top 5% global e melhor aluno de sempre nas cadeiras Análise Financeira e Cálculo Financeiro), obteve o MBA, orientado por António Horta Osório, com Distinção. Nos últimos 20 anos foi quadro dos grupos Media Capital, Impresa onde criou e reestruturou várias empresas, tendo recebido o prémio “Intrapreneur of the Year - Gesventure VCIT 2011”. Foi director-geral da Simmons & Simmons Rebelo de Sousa e mais tarde Senior Manager da Cunha Vaz & Associados. É Professor Universitário desde 1990, leccionando as cadeiras de "Strategic Management" e "Corporate Communications" no ISEG e na Universidade Europeia, sendo Professor Convidado da Universidade Nova.

Vanessa Romeu
directora de comunicação corporativa do Lidl

Actualmente desempenho funções no Lidl Portugal enquanto directora de comunicação corporativa, onde tenho como missão contribuir para o fortalecimento da reputação do empresa em Portugal. Anteriormente trabalhei no grupo Impresa onde liderei o marketing e responsabilidade social dos vários canais SIC. Iniciei o meu percurso profissional na Procter & Gamble, no seu centro Europeu em Bruxelas, tendo também passado por uma experiência de um ano na sede da empresa nos Estados Unidos.

António Costa
publisher do Eco

António Costa, 46 anos, é jornalista e Publisher do ECO, um jornal económico online. Com o curso do Centro de Formação de Jornalistas (CFJ) do Porto, Direito ficou para trás. Jornalista desde 1992 no JN e, depois, em alguns dos principais meios como o Expresso, a Agência Lusa e o Diário Económico, sempre nas áreas económica e financeira. Em simultâneo, comentador-residente em rádios e televisões, e hoje na TVI.

Fernando Esteves
director do Polígrafo

Comecei há cerca de duas décadas no Euronotícias, em trânsito para O Independente, o jornal onde sempre quis trabalhar. Muitas centenas de notícias depois, aterrei na redacção da Sábado onde editei a secção de Política entre 2005 e 2017, ano em que tomei duas decisões: começar a escrever uma coluna de opinião na Visão, a concorrente directa da Sábado e, fundamentalmente, começar a montar o projeto-Polígrafo, que acaba de nascer.
De resto, sou licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação, dei aulas de jornalismo em várias universidades e escrevi três livros: "O Todo-Poderoso", uma biografia não oficial do ex-político socialista Jorge Coelho; "Cercado - os dias fatais de José Sócrates" e a "A Sangue Frio", também sobre a "Operação Marquês", onde são investigadas algumas das figuras mais importantes da sociedade portuguesa dos últimos 25 anos.

Paula Ferreira
chefe de redacção do Jornal de Notícias

---

Sofia Moura
directora coordenadora de brand content & entertainment da SIC

Sou licenciada em economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1998), e mestre em marketing pela Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Economia e Gestão (2005). Iniciei a minha atividade profissional na SIC em 2001, onde tenho tido a oportunidade de integrar diversas áreas e empresas dentro do grupo, mas o brand entertainment é a minha paixão. Sou responsável pela criação de programas, conteúdos editoriais ou publicitários originais para as marcas, e pela integração de marcas em conteúdos de ficção e entretenimento existentes, em estreita relação com os anunciantes e com os responsáveis de conteúdos, editoriais e de produção nas várias plataformas de TV e Digital. O brand content & entertainment alia a gestão do negócio à criatividade, demostrando que marcas e conteúdos são aliados cada vez mais fortes. Sou autora de dois livros: Licenciamento de Marcas e Personagens: Motivações, Implementação e Avaliação na Perspetiva do Licenciado (2006) e Marcas e Entretenimento, Product placement (em televisão): importância na estratégia integrada de comunicação (2013). Sou casada e tenho três filhos.

Vitor Cunha
administrador e accionista da JLM&A

Vitor Cunha é administrador e acionista da JLM&A, consultora fundada há 20 anos por João Líbano Monteiro. Licenciado em Ciências da Comunicação, iniciou o seu percurso profissional como jornalista, atividade que desenvolveu ao longo de 14 anos. Foi editor e redator nas secções de Economia, Sociedade e Política. Posteriormente foi diretor-adjunto dos semanários Euronotícias e O Independente. Foi também colaborador de diversas publicações e blogues, como a revista mensal de debate e ideias Atlântico ou o diário I. Ingressou na JLM&A em 2004.

Nuno Santos
director do 11

Nuno Santos, que lidera o 11 - o novo projeto da Federação Portuguesa de Futebol - é um dos profissionais mais versáteis e completos dos media em Portugal. Trabalhou no sector público, liderando a Informação e a Programação da RTP, e no sector privado onde, além de ter sido o primeiro director da SIC Notícias, foi também responsável pelos Conteúdos da SIC.
No início da sua carreira trabalhou na rádio, com destaque para a Rádio Comercial e TSF.
Nos últimos anos exerceu a sua actividade fora do país, primeiro no gigante de Pay TV africano Multichoice e, mais recentemente, em Madrid, no The Story Lab, o braço de conteúdos da Dentsu Aegis Network.

Inscrição

Reserve já a sua participação

110€ + IVA Inclui o almoço que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Comunicação M&P.
(Limitado aos lugares existentes)

inscreva-se agora

70€ + IVA Não inclui almoço



inscreva-se agora

Mapa

Contactos

Contacte-nos para qualquer informação que necessite




Endereço de contacto

Teresa Albuquerque
Av. D. Carlos I
nº 44, 1 Piso
1200–649 Lisboa
(+351) 215 825 427

Email

talbuquerque@meiosepublicidade.pt

patrocinadores




parceiros