ConfernciaMarketing

Data

11 de Dezembro 2017

Horas

15h00-19h00 - Conferência
19h30 - Jantar e Entrega Prémios Marketing M&P

Local

Pavilhão de Portugal - Lisboa

O marketing será o tema umbrella da nona grande conferência M&P. “Para onde vai o investimento em 2018?”, “Marcas: Quais as prioridades em 2018?”, “As oportunidades no digital são para todos?” e “Como as agências se estão a preparar para a próxima década”são os temas dos quatro painéis, que vão juntar cerca de 20 profissionais, entre responsáveis de marketing, de agências de meios e criativas e de grupos de media.
Após a conferência terá lugar o jantar que antecede a entrega dos Prémios de Marketing M&P

Programa

15h00

CHEGADA DOS PARTICIPANTES

15h30/16h15

Para onde vai o investimento em 2018? // Alberto Rui Pereira, CEO IPG Mediabrands Portugal // Fernanda Marantes, CEO Havas Media Group // Luís Mergulhão, CEO Portugal Omnicom Media Group // Manuel Falcão, director-geral da Nova Expressão // Nuno Amaral Frazão, CEO Dentsu Aegis

16h15/17h00

Marcas: Quais as prioridades em 2018? // Afonso Bacelar Cabido, director de marketing da Renault Portugal // Bruno Almeida, director de marketing foods e director de media da Unilever Jerónimo Martins // Bruno Monteiro, director de marketing, comunicação e digital da DIA Portugal // Miguel Salema Garção, director de marca e comunicação dos CTT

17h00/17h15

Coffee break

17h15/18h00

As oportunidades no digital são para todos? // Francisco Teixeira, managing director Initiative // Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP // José Carlos Lourenço, COO Grupo Global Media // José Luís Ramos Pinheiro, administrador Grupo Renascença Multimédia // Tomás González-Quijano, CEO Mindshare Portugal

18h00/19h00

Como as agências se estão a preparar para a próxima década // Edson Athayde, CEO e director criativo da FCB Lisboa // João Carlos Oliveira, CEO Young Rubicam Brands // Luís Mergulhão, CEO Portugal OmnicomMediaGroup // Miguel Ralha, director executivo e partner da BAR // Nuno Amaral Frazão, CEO Isobar e IProspect // Ricardo Pereira, CEO comOn
Moderador: Ricardo Monteiro

19h30

Jantar e entrega de Prémios Marketing M&P

Oradores

Alberto Rui Pereira
CEO IPG Mediabrands Portugal

Alberto Rui Pereira é CEO do Grupo IPG Mediabrands em Portugal onde se incluem as agências Initiative e UM, para além das unidades especializadas Reprise e Rally. Ingressou no grupo em 1988, como Director de Serviço Clientes da Initiative, passando a Director Geral da agência em 2002, cargo que desempenhou até 2013, altura em que assumiu a liderança do Grupo. Actualmente preside à Direcção da Associação Portuguesa de Agências de Meios e à Direcção da APCT. Entre 1980 e 1987 foi técnico e consultor de estudos de mercado na NORMA SA e director de meios, entre 1987 e 1998, da Lintas. Alberto Rui Pereira é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pelo ISE (agora ISEG).

Fernanda Marantes
CEO Havas Media Group

Fernanda Marantes é desde Maio de 2013 CEO do Havas Media Group em Portugal, responsável por toda a operação, estratégia e visão do Grupo. O seu percurso profissional tem início em 1987, na J.Walter Thompson. Em 1997 entra no Grupo Havas Media (na altura ainda MPG) como planeadora sénior e é já como media supervisor que em 1998 tem a oportunidade de trabalhar a campanha de lançamento da Optimus, actualmente NOS. Um ano depois, em 1999, é promovida a directora de contas, ficando responsável por toda a estratégia de comunicação das marcas do Grupo Sonae. Em 2006, depois de uma breve passagem pela Screenvision Portugal como directora comercial, regressa ao Havas Media Group, desta feita à Arena Media, outra network do grupo, primeiro como directora de serviço a clientes, e em 2010, como directora-geral. Teve ainda o privilégio de, nestes últimos anos, ter sido convidada para membro do júri de alguns dos mais prestigiados Eventos de Publicidade, não só nacionais como internacionais: Cannes Lions International Festival em 2011, Sapo Digital Awards (Portugal) em 2013 e Prémios Eficácia (Portugal) edição de 2015. É licenciada em Marketing e Publicidade. Participou numa formação para executivos, em 2000, no INSEAD em Fontainebleau. É casada e mães de dois filhos... Para Fernanda Marantes ser executiva é mais adrenalina, mas também é divertimento, é ter vários desafios em simultâneo e saber geri-los. e isso motiva-a! Um dos principais é a equipa. É saber trazer, formar e motivar pessoas, ter uma organização bem montada. É também comunicação, ser a “porta-voz” do Grupo, interna e externamente, nos bons e menos bons momentos. É ter capacidade analítica, saber analisar riscos ….e arriscar. É saber liderar, sem intimidar…

Luís Mergulhão
CEO Portugal Omnicom Media Group

Luís Mergulhão é CEO da OMG - Omnicom Media Group Portugal desde 2004, ano em que foi eleito Personalidade do Ano pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing, nos Marketing Awards. A carreira na área de Media começou em 1991, ano em que fundou a TMP. Mais tarde, em 1995, foi também fundador da Tempo OMD. Ao longo destes anos foi membro do júri em diversos festivais internacionais, como o Media Cannes Lions (2004), Eurobest Media Jury (2007), Young Lions Creative Media (2008), Festival Media Awards (2010), Eurobest Media Jury (2011) e Eurobest Young Creative Competition (2011). Foi presidente da CAEM - Comissão de Análise de Estudos de Meios entre 2008 e 2010 e é vice-presidente da Confederação de Serviços de Portugal desde 2011. Em 2012 as empresas do grupo OMG ganharam, entre outros, o prémio de Agência de Meios do Ano (Prémios do Clube de Criativos) e agência de Meios Digital do Ano (Prémios Sapo).

Manuel Falcão
director-geral da Nova Expressão

63 anos, diretor-geral da agência de meios Nova Expressão, ex-jornalista, fanático de músicas e de fotografia; nas horas vagas escreve uns posts no facebook e twitter e vai alimentando o Instagram. Entre várias outras coisas fundou o Blitz, ajudou a fundar o Independente e a Visão, passou por muitas e boas redacções, como a do Expresso, fez programas de rádio, foi administrador da Valentim de Carvalho (onde dirigiu as áreas de edição discográfica e televisão), produziu documentários e programas de entretenimento, lançou e dirigiu a 2: na RTP durante três anos. Escreve regularmente há mais de 10 anos no Jornal de Negócios e tem publicado artigos especializados sobre a sua área de actividade profissional na Executive Digest e no Dinheiro Vivo. Na sua actividade gosta particularmente de estratégia de meios, analisar audiências e tendências, e acompanha de perto a evolução do digital e a sua articulação com os media tradicionais.
É ainda colaborador regular de diversos órgãos de comunicação social económica e especializada.

Nuno Amaral Frazão
CEO Dentsu Aegis / CEO Isobar e IProspect

Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de design, marketing e comunicação. Trabalha em marketing digital desde 1996 assumindo um papel determinante ao nível do modelo de negócio, e-commerce, estratégia de comunicação e activação de marcas no meio online. Em 2000 abre como sócio a VIEW - que desde 2009 faz parte do network digital ISOBAR. Actualmente, para além de CEO Dentsu Aegis Network Portugal é também administrador das empresas de serviços digitais ISOBAR e iProspect Portugal - cargos que desempenha em regime de acumulação de funções.

Afonso Bacelar Cabido
director de marketing da Renault Portugal

Actualmente director de marketing da Renault Portugal, tendo passado pela coordenação de Marketing Ibérico em Madrid e com mais de 16 anos de experiência profissional, fundamentalmente nas áreas de Marketing e Vendas, sobretudo no sector automóvel e energético, tendo passado pela PROET e EDP. Licenciado com grau Mestre em Engenharia pela Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Marketing pelo ISCTE e em Management pela EMLyon Business School.

Bruno Almeida
director de marketing foods e director de media
da Unilever Jerónimo Martins

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua vida profissional na área de vendas da Unilever Jerónimo Martins. Esteve na Unilever França entre 2002 e 2007, na função de european brand development director Lipton Ice Tea. De regresso a Portugal, exerceu o cargo de director de marketing gelados e bebidas na Unilever Jerónimo Martins onde, desde 2012, desempenha o cargo de director de marketing foods e director de media.

Bruno Monteiro
director de marketing, comunicação e digital da DIA Portugal

Bruno Monteiro é o director de marketing, comunicação e digital da DIA Portugal, que inclui a maior rede de supermercados do país - Minipreço, e a maior rede de drogarias modernas - Clarel. Anteriormente, foi director de marketing do Banco BEST, director de E-Commerce da FNAC e senior manager no BPI. É ainda vice-presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital de Portugal. Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e MBA pela Universidade Católica Portuguesa. Marketeer entusiasta pelo digital e inovação ganhou vários prémios destacando-se Melhor Site para E-Commerce (Prémios PC Guia), Melhor Projecto Tecnológico (IDC Awards) e Melhor App Mobile (Prémios Navegantes XXI).

Miguel Salema Garção
director de marca e comunicação dos CTT

Licenciado em Comunicação Empresarial pelo ISCEM, concluiu também o Programa de Direção de Empresas da AESE/Universidade Navarra e uma formação em Managing For Shareholder Value da INSEAD. No início da carreira trabalhou no mercado segurador na Companhia Portuguesa de Seguros A Social e mais tarde em Portugal e Espanha na Corretora AON Gil y Carvajal. Exerceu funções de secretário geral adjunto e director de Comunicação e Relações Públicas nos CTT, tendo depois assumido funções no Sporting Clube de Portugal como director geral de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, de Administrador da Sportingmultimédia, S.A. e membro da Comissão Executiva Sporting Clube de Portugal. Regressou aos CTT em setembro de 2010 para assumir as funções de director de Comunicação. Actualmente é diretcor de Marca e Comunicação. É membro da direção da APCE - Associação Portuguesa Comunicação Empresas e da APAN - Associação Portuguesa de Anunciantes.

Francisco Teixeira
managing director Initiative

Licenciado em Gestão pelo ISCTE, fez a maior parte do seu percurso profissional na área de marketing. Esteve 6 anos na Unilever onde trabalhou na área de gelados da Olá em Portugal. Durante este período, esteve ainda 1 ano na Unilever China, em Shanghai, como responsável por um projecto de lançamento em personal care. Mais tarde passou pelo departamento de marketing da Reckitt Benckiser, onde trabalhou em diferentes categorias de negócio. Em 2008 abraçou um novo projeto na McDonald´s, onde esteve 3 anos como responsável de marketing. Em 2011, deu outra volta à vida e juntou-se à equipa da Mediabrands, unidade de media do Grupo Interpublic, como Chief Development Officer, responsável pelas áreas de Digital, IT e Insight. Desde 2013 e até à data actual é o director-geral da Initiative em Portugal, uma das maiores agências de meios do país.

Gonçalo Reis
presidente do Conselho de Administração da RTP

Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, com MBA pela Universidade de Chicago. Gestor, com uma experiência profissional diversa – com passagens pelos setores da banca, consultoria, publicidade, infra-estruturas e private equity – tem vindo a ocupar cargos de administração em várias empresas.

José Carlos Lourenço
COO do Grupo Global Media

Ligado profissionalmente à área dos Media desde 2008, em Março de 2014 foi nomeado administrador e membro da Comissão Executiva do Global Media Group, onde desde então tem desempenhado as funções de COO. No desempenho do cargo inclui-se a gestão direta das áreas core do negócio: editorial, comercial, marketing, distribuição, inovação e novos negócios. Para além de um bem sucedido turnaround, que permitiu ao Grupo encontrar o caminho da sustentabilidade económica, no último ano e meio foi possível não só lançar novas marcas nativas digitais (que logo se impuseram como líderes dos respectivos segmentos) como o Global Media se assumiu como líder absoluto de audiências digitais em Portugal. Antes, a partir de 2008, foi administrador do Grupo Impresa. Comecou por desempenhar funções como CEO da Impresa Publishing, com títulos como o Expresso, Visão, Caras, Exame entre vários outros. Entre outras realizações, foi responsável pelo processo de fusão entre a Edirevistas (unidade de revistas do Grupo) e a Sojornal (unidade de jornais). A partir de meados de 2012 desempenhou as funções de COO do Grupo Impresa para as áreas comercial e de marketing de todas as plataformas do Grupo (Televisão, Publishing e Digital). Antes desta etapa mais diretamente ligada ao negócio dos Media, entre 1999 e 2008 desempenhou as funções de diretor-geral da Vasp, tendo então o primeiro contacto com o universo do publishing. Em 1999 a Vasp situava-se no terceiro lugar do ranking das distribuidoras de publicações em Portugal, mas em 2003 já ultrapassava 60 por cento de quota de mercado (via crescimento orgânico e via aquisição e incorporação de um concorrente directo). No início da carreira desempenhou funções de auditor e consultor na Arthur Andersen, onde teve a oportunidade de trabalhar em diferentes sectores de actividade. Exerceu ainda funções no grupo inglês especializado na área logística Tibbet & Britten, primeiro como diretor administrativo e financeiro, depois como country manager e membro do board Ibérico do Grupo. Licenciado em Economia pelo ISEG em 1992, possui também formação complementar e de pós-graduação, para além do próprio ISEG, do Instituto Superior de Transportes, do Insead e da AESE. José Carlos Lourenço tem 49 anos.

José Luís Ramos Pinheiro
administrador do Grupo Renascença Multimédia

José Luís Ramos Pinheiro, administrador do Grupo Renascença Multimédia e da Intervoz.
Administrador do Grupo Renascença Multimédia e da Intervoz, desde 2003. Jornalista desde 1983, foi chefe de redação de O Independente, director-adjunto do Semanário e director de Informação da Renascença.
Professor de comunicação social, manteve, para além da rádio, espaços regulares de opinião, em televisões e jornais.
É licenciado em Direito, pela Universidade Católica.
Casado, três filhos.

Tomás González-Quijano
CEO da Mindshare Portugal

Tomás González-Quijano é CEO da Mindshare Portugal do Grupo WPP. Tomás chegou a Portugal em 2003, quando assumiu o cargo de director financeiro da Mediaedge:cia, após ter desempenhado funções na área financeira de varias empresas em Espanha, o seu pais de origem e onde se licenciou em Economia e fez um master em Economia Financeira pela Universidad Pontificia de Comillas ICAI-ICADE. Com a fundação do GroupM em Portugal, em 2006 passa a exercer as funções de commercial diretor do grupo até 2009, ano em que assume o cargo de CEO da Mindshare para o mercado português. O Tomás combina a experiencia na área financeira com um sólido conhecimento do negócio das agências de meios adquirido na Mediaedge:cia e no GroupM. Apaixonado pela sua actividade, vive obcecado com o desenvolvimento do talento e vibra com a mudança e a transformação que o nosso mercado vive na última década. Casado e com 3 filhos o seu principal hobby é viajar pelo mundo.

Edson Athayde
CEO e director criativo da FCB Lisboa

Edson Athayde trabalhou para várias agências brasileiras, portuguesas e espanholas desde 1985. Desde 2014 é CEO e director criativo da FCB Lisboa. Já ganhou mais de 500 prémios criativos em festivais locais e internacionais, incluindo 8 leões em Cannes. Paralelamente à sua carreira publicitária, Edson escreve colunas regulares para várias publicações, produz música, escreve livros (12 publicados até agora), peças de teatro, guiões para cinema e apresentou programas de TV.
Foi jurada em muitos festivais incluindo Cannes e ganhou alguns prémios incluindo em Cannes. Vive em Lisboa com os 3 homens da vida dela.

João Carlos Oliveira
CEO Young Rubicam Brands

Economista de formação. Técnico de comunicação por vocação. Gestor por necessidade. Há 20 anos na indústria da comunicação, João Carlos Oliveira passou pela JWT, pela EuroRSCG e é actualmente presidente do Young & Rubicam Brands.

Miguel Ralha
director executivo e partner da BAR

Miguel Ralha iniciou a sua carreira na Y&R Portugal no inicio dos anos 90 onde foi responsável pela gestão da Telecel e Danone. Em 2002 abraça o desafio da Euro RSG onde fica até 2007 como director de serviço a clientes da Sagres, TMN, PT, CTT, Peugeot, etc… Ainda em 2007, aceita o convite para ser director-geral da McCann Portugal, cargo que ocupa até 2009, altura em que decide abrir um BAR e tornar-se barman de profissão. Desde então já têm garrafa no BAR clientes como a Sagres, EDP, Grupo Wayfield, Banif, Pastilhas Gorila, Audi, Movicel entre outros. Foi personalidade do ano M&P em 2011 e a BAR eleita pelo 3º ano consecutivo agência do ano.

Ricardo Pereira
CEO da comOn

Fundador, accionista e CEO da comOn, acumula mais de 20 anos de experiência profissional, 18 dos quais a gerir talentos e projetos de origem tecnológica. Nos últimos 16 ao serviço do marketing, contribuindo ainda regularmente em diversas acções de evangelização e promoção do marketing e do empreendedorismo.

Ricardo Monteiro - Moderador
TVI 24 News Comment
Global Chairman Havas (retired 2017)
Invited Professor - Porto Business School - Universidade Católica de Lisboa
Diáspora Portuguesa - Founding Member
Business Angel (REDangels)
Founder Casa do Publicitário

----

Inscrição

Reserve já a sua participação

120€ + IVA Inclui o jantar que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Marketing M&P'17.
(Limitado aos lugares existentes)

inscreva-se agora

80€ + IVA Não inclui jantar.



inscreva-se agora

Mapa

Contactos

Contacte-nos para qualquer informação que necessite




Endereço de contacto

Teresa Albuquerque
Rua Sarmento de Beires
n.º 7 – D – 2º Dto
1900–410 Lisboa
(+351) 210 987 574

Email

[email protected]

patrocinadores





produção





bebida oficial





parceiros