EventCamp 2016

Detalhes do Evento

Data

20 de Setembro 2016

Horas

09:00 ~ 15:30

Local

Restart

Pelo quarto ano consecutivo o M&P vai dedicar um dia a discutir os temas mais importantes do sector da Comunicação. Numa iniciativa que juntará mais de uma dezena de oradores, este ano, para além dos debates “Operação Cliente: Como as consultoras podem servir melhor as marcas?” e “Jornalistas e consultores de comunicação: Instruções de Segurança”, cuja moderação contará com questões colocadas pelas agências Pure Ativism, Guess What, Porter Novelli, Lift Consulting e Business Development & Communication, pode assistir também a três apresentações. Storytelling: Brand New World Deserves Brand New Stories será o tema abordado por Alexandre Duarte. Hugo Palma, director do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da PSP, partilhará a estratégia de comunicação da Policia de Segurança Pública, cujo sucesso tem despertado a atenção dos media nacionais, e Nuno Jerónimo e Tiago Canas Mendes contarão os bastidores da acção criada para activar o patrocínio da Emirates ao SL Benfica e que voltou a dar a Portugal, ao fim de cinco anos, um leão de ouro no Cannes Lions.

Programa

Oradores

Alexandre Duarte
Oficina de Portfolio®, IADE

Não há como negar que as histórias têm um poder imenso nas nossas vidas. Elas conseguem envolver-nos, hipnotizar-nos, assustar-nos ou inspirar-nos. Mas, e o que é que podem fazer pelos negócios e pelas empresas? Conseguem atrair consumidores? São realmente importantes para as marcas? Porquê? Esta apresentação vai mostrar-vos como é que boas histórias à volta do mundo conseguiram fazer com que as marcas se ligassem às pessoas, não apenas aos seus consumidores, mas também aos potenciais clientes e aos influenciadores. Através de inúmeros exemplos, serão guiados por uma verdadeira história acerca da alegria, da paixão e do envolvimento.

Esta apresentação será feita por Alexandre Duarte, coordenador da Oficina de Portfolio®, IADE, onde é professor desde 2004, professor convidado do ESAD - Escola Superior de Artes e Design. De 2014 até Julho deste ano foi também director geral da Restart, Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias. Mas o seu percurso profissional começou pela publicidade, tendo passado pela TBWA, DMB&B, Saatchi&Saatchi, W/Portugal, W/Brasil Publicidade, Ogilvy & Mather, Lowe and Partners Worldwide, By e Brandia Central.

Cláudia Rodrigues
Samsung

Cláudia Rodrigues, 38 anos, é licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo Corporativo, pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (1995/99). Em 2007 concluiu a pós-graduação em Marketing Management, no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão). Entre 2006 e 2016, na LG Electronics Portugal, assumiu funções nas áreas de marketing de retalho, de relações públicas e com os media, como team leader na área de comunicação, foi marketing communications manager e responsável pela gestão do marketing de produto na áreas de electrónica de consumo e sistemas de informação de produto.Em Abril deste ano reforçou a comunicação da Samsung Portugal, assumindo a área das relações públicas, publicidade e eventos, incluindo junto dos clientes, dos media e parceiros.

Pedro Ginjeira do Nascimento
Vodafone

Com mais de 10 anos de experiência em consultoria estratégica, Pedro Ginjeira do Nascimento iniciou a sua carreira como consultor de estratégia, com enfoque nos sectores dos Transportes, Retalho e Telecomunicações, tendo desenvolvido o seu trabalho em países como Portugal, Brasil, Alemanha e Espanha. Foi director de marketing de produto no Sapo, na área de conteúdos e serviços de internet, onde liderou o lançamento dos serviços Messaging (email, instant messaging, voip e mobile), Community (redes sociais/ blogs) e Broadband (jogos on demand/ vídeos on demand). Antes de ingressar na Vodafone Portugal, em 2014, trabalhou para vários governos nacionais, em diferentes pelouros. O último foi como assessor no gabinete do secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, onde acompanhou o sistema financeiro, a dívida pública, PPP e as privatizações, bem como as negociações e a execução das reformas estruturais do programa de assistência externa com a troika. Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, concilia o cargo de director de Estratégia da Vodafone Portugal com a pasta de Comunicação Externa.

Ricardo Oliveira
Renault

Ricardo Oliveira é director de comunicação e imagem da Renault Portugal desde 2005, empresa à qual regressou após quatro anos na Candy Hoover Portugal, primeiro como director de marketing e comunicação e nos últimos dois anos como director-geral adjunto.Em 1995 ingressou na Renault Portuguesa como gestor de produto sénior, em 1997 passou a director de comunicação e em 1999 a director de marketing. É licenciado em Matemática Aplicada, o que reconhece ser um background estranho para quem faz da comunicação modo de vida.

Tiago Silva Ferreira
Grupo Nabeiro/Delta Cafés

Com nove anos de experiência de consultadoria em comunicação, é licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Iniciou a sua carreira profissional como jornalista na Agência Lusa, tendo ainda integrado a redação do Diário Económico, na editoria de Media & Publicidade, e mais tarde no jornal 24 Horas. Integrou a equipa da Cunha Vaz & Associados de 2007 até 2016 onde desempenhou as funções de Senior Manager, sendo responsável pela elaboração e implementação de planos estratégicos de comunicação, desenvolvimento de projetos de comunicação externa de clientes na área de grande consumo (Central de Cervejas, Delta Cafés, Gallo), gestão de crise, relaçõesp, relações com os media e institucionais. Ingressou este ano no Grupo Nabeiro / Delta Cafés onde é responsável pela comunicação externa e relações institucionais.

Hugo Palma
PSP

A actual linha de comunicação da PSP no Facebook incorpora os princípios e a filosofia que sustentam o modelo de policiamento de proximidade, actualmente defendido pela PSP. Comunicar eficazmente, impõe que que a PSP saiba integrar-se na comunidade, conhecer o que nos move , o que nos interessa, o que chama a nossa atenção, o que nos preocupa. A dificuldade que representa trabalhar a comunicação de uma instituição policial reside em encontrar um equilíbrio sempre difícil de uma postura mais acessível e descontraída, sem colocar em casa o profissionalismo e uma dimensão mais institucional e formal que tem de acompanhar este tipo de organização. A comunicação da PSP resulta hoje 50% de métricas e 50% de sensações.

Serão estes os pontos-chave da apresentação de Hugo Palma, desde o início do ano director do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da PSP, instituição que tem sido notícia pelo sucesso da sua comunicação, nomeadamente no Facebook.

Filipe Alves
O Jornal Económico

Filipe Alves nasceu em Viana do Castelo em 1979. Jornalista desde 2005, assumiu em Março a direcção interina do Económico, juntamente com Mónica Silvares. Ao longo do seu percurso como jornalista especializado na área económica e financeira, passou também pela Agência Lusa, pelo semanário Sol e pela agência internacional Thomson Reuters. É licenciado e mestre em Ciências da Comunicação - Ramo Jornalismo / Investigação pela Universidade do Minho e frequenta a pós-graduação em Gestão Empresarial do IDEFE-ISEG. É autor de Fundações Jornalísticas: Em busca de um novo modelo de negócio para a Imprensa (Almedina, 2014) e co-autor de Os Novos Donos Disto Tudo (Matéria Prima, 2015).

Mafalda Anjos
Visão

Mafalda Anjos tem 40 anos, 4 filhos e alguns títulos de informação no currículo. Formada em Direito, começou na economia, onde passou pela revista Exame, revista Focus e depois pelo Semanário Económico. Foi, depois disso, sete anos editora da revista do Expresso e desde Julho de 2015 passou a diretora-adjunta da revista Visão, titulo do qual assumiu já este Verão a direcção. Mas, como gosta de dizer, é acima de tudo jornalista.

Paulo Baldaia
Diário de Notícias

---

Sérgio B. Gomes
Público

Sérgio B. Gomes é licenciado em jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo (hoje integrada na Universidade do Porto). Em 1999, fez parte do núcleo pioneiro que começou a trabalhar em noticiário exclusivo para o Público Online. Entre 2007 e 2016 assumiu vários cargos de coordenação ligados às plataformas digitais e móveis do Público e, em Março de 2016, foi nomeado director-adjunto com responsabilidades na mesma área. Entre 2005 e 2015 manteve o blogue Arte Photographica. Escreve sobre fotografia no Público.

Foto: Rui Gaudêncio/Público

Tiago Canas Mendes e Nuno Jerónimo
O Escritório

Nuno Jerónimo e Tiago Canas Mendes trabalharam anos juntos na Ativism e lançaram em 2011 O Escritório. agência sem espaço físico e centrada na criatividade mais do que publicidade tradicional. Nesta apresentação vão partilhar a acção Instruções de Segurança, criada para activar o patrocínio da Emirates ao SL Benfica, que voltou, pela primeira vez em cinco anos, a trazer um leão de ouro no Festival Cannes Lions para Portugal. Esta conquista, o terceiro leão no palmarés da agência de Nuno Jerónimo e Tiago Canas Mendes, foi alcançada na categoria de RP, onde a acção Instruções de Segurança tinha duas nomeações, tendo recebido ainda outro leão de prata na mesma categoria. O projecto tinha também chegado à shortlist de Promo & Activação mas acabou por não alcançar o leão. O Escritório tinha já historial em Cannes depois dos leões conquistados nas edições de 2011 e 2012. A agência estreou-se com um leão de bronze em Design pela imagem do Canal 180, voltando aos leões em 2012, desta vez com uma prata, em Promo & Activação, com o filme Uma Pequena Demonstração, para a Microsoft.

Inscrição

Reserve já a sua participação

110€ + IVA Inclui o almoço que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Comunicação M&P.
(Limitado aos lugares existentes)

inscreva-se agora

70€ + IVA Não inclui almoço



inscreva-se agora

Mapa

Contactos

Contacte-nos para qualquer informação que necessite




Endereço de contacto

Teresa Albuquerque
Rua Sarmento de Beires,
n.º 7 – D – 2º Dto
1900 – 410 Lisboa
(+351) 210 987 574

Email

talbuquerque@meiosepublicidade.pt

patrocinadores




parceiros