ConfernciaMarketing

Detalhes do Evento

Data

18 de Dezembro 2015

Horas

9h00 - 15h30

Local

Auditório Prof. Simões dos Santos
(Faculdade de Medicina Dentária)

O marketing será o tema umbrella da sexta grande conferência M&P. Associações: As prioridades dos sectores, Como pôr o big data ao serviço das marcas, Criatividade = Eficácia? e Marcas: A austeridade já acabou? são os temas dos quatro painéis, que vão juntar como oradores mais de uma dezena e meia de profissionais, entre responsáveis de marketing, de agências de meios e de publicidade e das principais associações do sector da comunicação. Após a conferência terá lugar o almoço que antecede a entrega dos Prémios de Marketing M&P

Programa

Oradores

Bernardo Rodo
OMD Portugal e IAB Portugal

Bernardo Rodo é managing director da OMD Portugal desde Outubro de 2012. O seu percurso no Omnicom Media Group começou em 2007 quando assumiu a liderança da OMG Digital, que mais tarde acumulou com a unidade de branded entertainment. Em 2009 foi convidado a integrar o Worldwide Creative Council do grupo. Licenciado em Comunicação Empresarial, iniciou o seu percurso profissional como assistente de marketing na Nestlé. Um ano depois integrou a agência de publicidade como director de serviço a clientes e, em 2005, fundou a sua própria empresa na área de consultoria de marketing e vendas. Em 2013 foi nomeado presidente do IAB Portugal.

IVO PURVIS
Clube de Criativos de Portugal

Nasceu em 1977 e é de nacionalidade portuguesa. Licenciou-se em Design Gráfico no IADE e é senior art director na MSTF Partners desde 2006, tendo antes passado pela BBDO, TBWA e Leo Burnett. Com 15 anos de experiência é um dos directores de arte portugueses mais premiados contando com várias distinções no Eurobest, Cannes Lions, El Ojo, FIAP, ADCE, Clube de Criativos de Portugal, Prémios Eficácia entre outros. Além de director de arte e supervisor criativo na MSTF Partners ocupa também o cargo de vice presidente do Clube de Criativos de Portugal desde 2012 e é o representante português no board do ADCE. Ivo Purvis é conhecido pelo compromisso de exigência que tem desenvolvido com a criatividade, o conceito e a execução. É vice presidente do Clube de Criativos de Portugal.

Manuela Botelho
APAN

Manuela Botelho, nascida em Moçambique em 1959, é licenciada em Organização e Gestão de empresas pelo ISCTE Com uma carreira de 25 anos na área do marketing, desempenhou funções de elevada responsabilidade em diversas empresas, especialmente do sector alimentar. Deu os primeiros passos na Compal e na Ipetex entre 1980 e 1984. Foi directora de marketing e comercial da Longa Vida entre 1986 e 1992 e posteriormente directora comercial da Schweppes Portugal. Após uma rápida passagem pela agência de publicidade BBDO como directora de serviço a clientes assumiu a direcção geral da Sociedade Industrial de Aperitivos, ao que se seguiu a constituição e Direção Geral da Cadbury Portugal em 1997. Em 2001 assumiu o cargo de Directora de Marketing da Sociedade Central de Cervejas de onde saiu em 2005. Foi durante esse período ainda membro da direcção da APAN e presidente da Associação de Merchandising e colaborou no ISCEM como assistente convidada. É actualmente secretária-geral da APAN.

Pedro Pimentel
Centromarca

Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto, com 48 anos, iniciou a sua carreira profissional na Portucel, de onde foi o responsável do respectivo Gabinete de Planeamento e Análise de Projectos.
De seguida, foi convidado a assumir a direcção-geral da entidade associativa mais representativa do sector de lacticínios em Portugal – a ANIL – funções que desempenhou entre 1995 e 2010. Entre 2011 e 2013, por vontade expressa das empresas associadas, acumulou aquelas funções com as de presidente de direcção da Associação, Nessa qualidade, assumiu responsabilidades em diferentes entidades como a CIP, a FIPA e a associação europeia do sector, a EDA. Participou também em inúmeros grupos e comissões instituídas pelo Estado ao nível dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura. Em Fevereiro de 2013, passou a desempenhar as funções actuais de direcção geral da CentroMarca.
É ainda colaborador regular de diversos órgãos de comunicação social económica e especializada.

Sofia Barros
APAP, APECOM e APAME

Sofia Barros, 56 anos, é licenciada em Gestão e Administração de Empresas (ISEG) e fez um Mestrado em Marketing (ISCTE). Secretária Geral da APAP (associação das agências de publicidade) desde 2008, da APAME (associação de agências de meios) desde 2013 e da APECOM (associação de agências de comunicação) desde 2015, foi docente no ISEG, na ESGT do IPS, e nos mestrados da European University, do ISCTE/INDEG e da Universidade Católica. A sua carreira iniciou-se como executiva de contas em 1984 na Publicis, tendo-se transferido para o marketing, onde durante 10 anos evoluiu de chefe de produto na Bosch a Administradora e CEO do representante português das marcas Panasonic, Technics e Hyundai. De regresso às agências, Sofia foi CEO da D’Arcy e da Leo Burnett durante 14 anos. Sofia representa a APAME, a APAP e a APECOM junto de diversas entidades da indústria (privadas e públicas), é vice-presidente do ICAP (Instituto de autorregulação português) e é vogal da administração da EACA (European Association of Communication Agencies), representando os países do Sul da Europa.

Nuno Amaral Frazão
Dentsu Aegis Network Portugal

Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de design, marketing e comunicação. Trabalha em marketing digital desde 1996 assumindo um papel determinante ao nível do modelo de negócio, estratégia de comunicação, promoção e activação de marcas no meio online. Em 2000 abre como sócio a VIEW - que desde 2009 faz parte do network digital ISOBAR. Actualmente, para além de CEO Dentsu Aegis Network Portugal é também administrador das empresas de serviços digitais ISOBAR e iProspect Portugal, cargos que desempenha em regime de acumulação de funções.

Ana Azevedo
ZenithOptimedia

Nasceu em Lisboa onde estudou Relações Publicas e Publicidade no INP. Começou a sua carreira na Wilkens Publicidade, passou pela Optimedia, Carat e regressou à ZenithOptimedia, onde se encontra há 10 anos. Foi estagiária, planeadora júnior, planeadora sénior, supervisora, directora de serviço a clientes, directora executiva e actualmente é directora geral da ZenithOptimedia, onde procura criar contexto para o desenvolvimento de estratégias que tragam ROI aos clientes, e no meio disto tudo, ser feliz no que faz. Trabalhou clientes como Garnier, SC Johnson, Lego, Philips, Nestlé, Reckitt Benckiser, Mercedes-Benz, Lactalis, entre outros. Foi responsável pelo lançamento de algumas marcas, como o shampoo Fructis, Nespresso ou Nescafé Dolce Gusto. São 20 anos de experiência a trabalhar em agência de meios e ainda hoje os meus pais e os meus filhos têm dificuldade em explicar o que a filha/mãe faz.

Maria João Oliveira
MEC

Eugénio Chorão
Havas Worldwide Portugal

Nascido no Fundão em 1966, foi em Lisboa, na Faculdade de Belas Artes, que frequentou e conclui a licenciatura de Design de Comunicação. Os primeiros passos estavam dados e os primeiros méritos reconhecidos, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e vários prémios atribuídos aos seus trabalhos. A pós-graduação em Design Industrial, no CENCAL, estreitou a relação com o Design, que a vida profissional só veio aprofundar ainda mais. Agências como a J. Walter Thompson, Cossinus Concept (França), Atelier B2 e Ogilvy & Mother fizeram parte do seu percurso. Em 1993, surge um grande desafio: integrar a equipa da Euro RSCG Design, como director criativo. Em 1996, torna-se director-geral e Sócio da agência. Em 2006 fundou a Euro RSCG Music, tendo formado uma equipa inovadora e multidisciplinada com uma forte capacidade de resposta, na área de activação de marca. Em 2012 a Euro RSCG passou a HAVAS, tendo sido feito um rebranding interno: A EuroSCG Design&Arquitectura passou a HAVAS Design + (em Portugal e em Espanha), e a EuroRSCG Music mudou para HAVAS Experience. Desde então muitos projectos passaram pelas agências, sempre com o seu acompanhamento directo, a destacar Lançamento da Marca NOS, Cimeira EU-US 2010, Evento Santander Advance 2014. Em Julho de 2014 assumiu o cargo de Vice-Presidente do Grupo Havas Worldwide em Portugal.

Eurico Nobre
Ogilvy & Mather Portugal

A carreira de Eurico Nobre, actualmente CEO da Ogilvy & Mather Portugal, começou nos media. Primeiro com funções editoriais, mais tarde com funções de marketing, passou pelos Grupos TSF, RTP e Diário de Notícias. Em 1999, durante o boom das dotcom, integrou a equipa da Absolut-System, onde criou o departamento de consultoria. A agência digital foi entretanto adquirida pela WPP e integrada na OgilvyOne, onde se manteve como consultor sénior, primeiro, e New Business Director, mais tarde. Uma nova mudança de carreira levou-o até à EMI. Como Strategic Marketing Director, liderou o desenvolvimento de novos negócios até regressar à Ogilvy em 2007, onde desempenhou funções de diretor-geral da OgilvyOne e vice-presidente da Ogilvy&Mather. À licenciatura em Marketing, seguiram-se a pós-graduação em Gestão, na Universidade Católica, formação em Estratégia, na Stephen M. Ross School of Business, da University of Michigan, e o Executive MBA AESE | IESE. É membro-fundador do Centro de Investigação em Marketing da AESE – Escola de Direção e Negócios, e professor de Política Comercial e Marketing.

João Carlos Oliveira
Y&R Brands

Economista de formação. Técnico de comunicação por vocação. Gestor por necessidade. Há 20 anos na indústria da comunicação, João Carlos Oliveira passou pela JWT, pela EuroRSCG e é actualmente presidente do Young & Rubicam Brands.

Luís Pereira dos Santos
McCann Worldgroup

Em boa verdade, o Luís é um marketeer com coração de publicitário e um publicitário com coração de marketeer. Alumni da Northwestern e da Universidade Católica de Lisboa, liderou projectos locais e europeus na Unilever durante 8 anos, em Portugal e no Reino Unido. Da experiência adquirida salta para a Sovena Group, onde durante 9 anos, participou directamente no processo de internacionalização do grupo, fazendo da Sovena Group a segunda maior empresa de azeite no mundo. Coordenou as equipas de marketing do Brasil, Espanha, Portugal, China e Estados Unidos, e foi ainda responsável pela business unit de Portugal. Falta dizer que o Luís foi cliente da agência que agora lidera, trabalhando em estreita colaboração com a McCann Lisbon e com a 215McCann em São Francisco. Apaixonado crónico pela publicidade e pelas marcas, é também um empreendedor, actualmente a desenvolver um projecto de melhoramento de meio ambiente e da economia social nas favelas do Brasil. É desde Março de 2013 CEO da McCann.

Pedro Lima
Partners

Pedro Lima é supervisor criativo na Partners desde 2010, agência na qual ingressou em 2005 como senior copywriter. Antes de ingressar na então MSTF Partner passou pela BBDO Portugal, pela Young & Rubicam e pela SKA / TBWA. Diversos projectos para o Meo, o QR Code em calçada portuguesa, a campanha Há sonhos que morrem cedo demais, o projecto Tell a Story, o spot Baleia, para a Optimus, ou EDP - Um Século de Energia por Manoel de Oliveira são alguns dos projectos que fazem parte do seu portfolio. Já ganhou vários prémios/shortlist em festivais internacionais, 1 grand prix, 25 ouros, 18 pratas e 39 bronzes no CCP e 4 grand prix, 14 ouros, 13 pratas e 9 bronzes nos prémios Criatividade e Design M&P.

Miguel Salema Garção
CTT

Licenciado em Comunicação Empresarial pelo ISCEM, concluiu também o Programa de Direção de Empresas da AESE/Universidade Navarra e uma formação em Managing For Shareholder Value da INSEAD. No início da carreira trabalhou no mercado segurador na Companhia Portuguesa de Seguros A Social e mais tarde em Portugal e Espanha na Corretora AON Gil y Carvajal. Exerceu funções de secretário geral adjunto e director de Comunicação e Relações Públicas nos CTT, tendo depois assumido funções no Sporting Clube de Portugal como director geral de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, de Administrador da Sportingmultimédia, S.A. e membro da Comissão Executiva Sporting Clube de Portugal. Regressou aos CTT em setembro de 2010 para assumir as funções de director de Comunicação. Actualmente é diretcor de Marca e Comunicação. É membro da direção da APCE - Associação Portuguesa Comunicação Empresas e da APAN - Associação Portuguesa de Anunciantes.

Jorge Aguiar
Mercedes-Benz Portugal

Depois de 14 anos no sector automóvel, Jorge Aguiar assumiu a direcção de marketing e comunicação do Daimler Group - Mercedes Portugal em Julho de 2011. Entre 2005 e 2011 foi marketing manager no BMW Group, no qual ingressou em 2004 como sales and marketing manager. De Abril de 2000 a Junho 2004 foi director de marketing e gerente da MG Rover Portugal. O ingresso no sector automóvel dá-se em 1997, na Rover Portugal, como Rover e MG Cars brand manager. A carreira profissional de Jorge Aguiar começou em 1992, na Arthur Andersen Portugal, como auditor e consultor. De Fevereiro de 1993 a Fevereiro de 1997 esteve no Warner Lambert Group / Warner Wellcome, onde exerceu diversas funções, incluindo a de senior country manager das unidades de cuidados de saúde e cosmética. Hoje com 45 anos, Jorge Aguiar tem como hobbies o windsurf, surf, kite-surf, as viagens… e os seus filhos.

Manuel Paula
El Corte Inglés

Manuel Paula é director de Marketing do El Corte Inglés em Portugal desde final de 1998, tendo estado nos 2 primeiros anos a exercer funções na sede, em Madrid. Anteriormente, entre 1994 e 1998, foi director de Marketing da Expo’98 – Lisboa, depois de ter iniciado a carreira profissional na L’Oréal Portugal, onde esteve durante 5 anos. Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica, com pós graduações em Direcção de Empresas pela AESE e Ética nas Organizações, também pela Universidade Católica, tem desempenhado cargos de director de associações profissionais na área do marketing e da gestão, como é o caso da APAN – Ass. Portuguesa de Anunciantes, da ACEPI – Ass. Economia Digital ou da APPM – Ass. Portuguesa Profissionais Marketing.

Rui Ventura
Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing

Considera-se um coleccionador de experiências. Apaixonado pelas áreas do marketing, dos conteúdos, da comunicação, do design, da música e da arte contemporânea, é na mistura destas diferentes áreas de conhecimento que constrói no seu dia-a-dia profissional soluções eficientes e diferenciadoras. O seu lema de vida é: “Life Long Learning” e acredita que todos os dias aprendemos algo. É licenciado em Comunicação Social com especialização em Marketing, Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Técnica de Lisboa, ISCSP. Com 18 anos de experiência na área do Marketing e da Comunicação, tem uma combinação de experiências locais e internacionais de onde destaca a experiência no Médio Oriente com a McCann-Erickson, na MTV onde desempenhou funções de director de marketing, na Ogilvy onde foi director-executivo, no Sheraton onde foi director de marketing. Foi ainda responsável pelas áreas de Inovação e Criatividade na Edelman. Actualmente é vice-presidente de marketing, vendas e criatividade do canal FUEL TV, para as regiões da Europa, Médio Oriente e África. E desde 2012 Presidente da APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing

Inscrição

Reserve já a sua participação

110€ + IVA Inclui o almoço que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Marketing M&P'15.
(Limitado aos lugares existentes)

inscreva-se agora

70€ + IVA Não inclui almoço.



inscreva-se agora

Mapa

Contactos

Contacte-nos para qualquer informação que necessite




Endereço de contacto

Teresa Albuquerque
Rua Sarmento de Beires
n.º 7 – D – 2º Dto
1900–410 Lisboa
(+351) 210 987 574

Email

talbuquerque@meiosepublicidade.pt

patrocinadores





produção





parceiros