EventCamp 2015

Detalhes do Evento

Data

15 de Outubro 2015

Horas

09:00 ~ 15:30

Local

Microsoft Portugal
Auditório e Sala Windows

Pelo terceiro ano consecutivo o M&P vai dedicar um dia a discutir os temas mais importantes do sector da Comunicação, numa iniciativa que juntará mais de uma dezena e meia de oradores. Novo Ciclo: Comunicação com assento parlamentar; Comunicação Financeira e Privatizações; Comunicação Digital: Das métricas ao tell a story; Media e Marcas: Uma relação assumida e Jornalismo: Profissionalização das fontes são os cinco painéis da conferência deste ano. A manhã começa uma apresentação de Jairson Vitorino, doutorado em Inteligência Artificial, sobre Data-Driven Marketing. Após a conferência Comunicação em Debate terá lugar o almoço que juntará os profissionais do sector e serão conhecidos os vencedores da terceira edição dos Prémios Comunicação M&P

Programa

9h15

CHEGADA DOS PARTICIPANTES

9h15 – 9h30

Keynote speaker: Jairson Vitorino Data-Driven Marketing: Como é que as marcas podem usar os milhões de dados da web e da social media tornando-os relevantes para o seu negócio? Que recursos e estratégias os grandes players do mercado global estão a usar? O que é machine learning e porque é uma ferramenta essencial para os novos tempos de big data? Estas são algumas das questões às quais Jairson Vitorino, doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade de Ulm na Alemanha e UFPE no Brasil, e um dos fundadores e CTO do E.Life Group, responsável pela estratégia de internacionalização do grupo, vai dar resposta.

9h30 - 10h00

Novo Ciclo: Comunicação com assento parlamentar // Maria Domingas Carvalhosa, Wisdom Consulting // Tiago Vidal, Llorente & Cuenca // Teresa Figueira, Consultora

10h00 - 10h45

Comunicação Financeira e Privatizações // Ricardo Salvo, Cunha Vaz&Associados // Armandino Geraldes, BA&N // João Tocha, F5Consulting // Daniel Vaz, M Public Relations

10h45 - 11h00

Intervalo

11h00 - 11h45

Comunicação Digital: Das métricas ao tell a story // Sérgio Gonçalves, Live Content // Joana Carravilla, E.Life // José Pedro Inácio, Logo

11h45 - 12h15

Media e Marcas: Uma relação assumida // António Mendes, RFM // Marina Ramos, RTP // Rui Borges, Plot

12h15 - 13h00

Jornalismo: Profissionalização das fontes? // André Macedo, DN // José Carlos Castro, Correio da Manhã // Luís Osório, Sol // Pedro Santos Guerreiro, Expresso

13h15

Almoço e entrega Prémios Comunicação M&P

* Sujeito a confirmação

Oradores

Jairson Vitorino
Keynote speaker

Jairson Vitorino, é doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade de Ulm na Alemanha e UFPE no Brasil. Um dos fundadores e CTO do E.Life Group é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e pela estratégia internacional da empresa.

Data-Driven Marketing: Como é que as marcas podem usar os milhões de dados da web e da social media tornando-os relevantes para o seu negócio? Que recursos e estratégias os grandes players do mercado global estão a usar? O que é machine learning e porque é uma ferramenta essencial para os novos tempos de big data?

Maria Domingas Carvalhosa
Wisdom Consulting

Maria Domingas Carvalhosa possui 26 anos de experiência no mercado das Relações públicas.
Passou pela Rádio (SOCI), pelo Teatro Nacional de S. Carlos, pela Fundação Portuguesa de Bailado e Dança e pela Imago, consultora de comunicação onde, durante 6 anos, dirigiu o Gabinete de Assessoria Mediática. Fundou, desenvolveu e geriu, durante mais de cinco anos, a Citigate Sanchis, agência que atualmente está integrada num grupo multinacional. Saiu desta empresa, no final de 2005 e abriu a sua própria agência, a Frontpage, em Janeiro de 2006.
Em 2010, após aquisição da Frontpage pelo Grupo Lift passa a acionista e Administradora deste Grupo de Comunicação. Juntou-se á Direção do GRACE, em representação da Lift, em 2011. Em 2013, é eleita Vice-Presidente da Direcção. Integrou, nos últimos anos, os corpos Sociais da APECOM, associação profissional do sector das relações públicas, quer como Vice-Presidente da Direção, entre 2008 e 2010, quer como elemento da Mesa da Assembleia Geral (2013).
É Vice Presidente do GRACE em representação da Lift e desde 2005 que integra o Conselho de Notáveis da Meios & Publicidade, uma publicação especializada em marketing, publicidade e relações públicas.

Tiago Vidal
Llorente & Cuenca

Tiago Vidal desempenhou funções de Head of Corporate Communications da Sonae Sierra, tendo nessa qualidade liderado todas as atividades de comunicação B2B nos 14 países onde a empresa está presente. Durante os 16 anos na Sonae Sierra, Tiago foi responsável pela gestão da reputação, marketing corporativo e RP, relacionamento com stakeholders, comunicação de crise e relações com meios de comunicação, apoiando o desenvolvimento da empresa, quer na atividade de negócios, incluindo OPV’s e operações de fusões e aquisições, quer nas questões de rebranding, incluindo a redefinição da estrutura de negócio e posicionamento. A sua experiência inclui ainda a Gestão das Relações Públicas do Centro Comercial Colombo, Account Manager da Imago, e professor residente da disciplina de "Advanced Public Relations and Crisis Management" da European Retail Property School do International Council of Shopping Centres. É licenciado em Ciências da Comunicação, com especialização em Marketing e Relações Públicas, tem uma Pós-Graduação em Gestão (Universidade Nova de Lisboa) e dois cursos executivos de Corporate Finance Management (London Business School) e Marketing Internacional (INSEAD).

Teresa Figueira
Consultora

Directora-geral da Hill+Knowlton Strategies em Portugal, Teresa trabalha no mundo da comunicação há 20 anos. Tem uma vasta experiência no desenvolvimento de estratégias de comunicação nos mais diversos sectores da indústria. Actualmente, desenvolve o seu trabalho essencialmente ao nível do aconselhamento sénior e estratégico a diferentes clientes locais e multinacionais, assumindo também a equipa de Gestão de Crise. É membro do Client Advisory Forum, conselho estratégico da Hill+Knowlton na região EMEA. É ainda vice-presidente da APECOM e membro da direcção da ICCO (International Communications Consultancy Organization) tendo a seu cargo a representação do sector Português. Teresa Figueira juntou-se à H+K em 1997 e tem uma vasta experiência no desenvolvimento de programas estratégicos de comunicação em diferentes sectores da indústria, desde a Saúde à Tecnologia, dos Transportes à indústria Petrolífera. Antes de se tornar directora-geral da H+K Portugal desempenhou a função de directora de Operações entre 2003 e 2008 e antes encabeçou a equipa de Tecnologia da empresa. É licenciada em Comunicação pela Universidade Independente e é fluente em Inglês e francês.

Ricardo Salvo
Cunha Vaz&Associados

Após frequentar o curso de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, Ricardo Salvo iniciou a carreira em 1992 como jornalista no Diário de Notícias, especializando-se em mercados financeiros, banca e telecomunicações. Ingressa no “Semanário Económico” em 1999, onde fica responsável pela edição das secções dedicadas ao investimento e empresas. É em 2003 que integra a equipa do Diário Económico, primeiro como editor de Projectos Especiais, posteriormente das secções Finanças e Empresas e, mais recentemente, como editor-executivo daquele jornal diário. A actividade de consultoria de comunicação começa em 2007, na Parceiros de Comunicação, como director de contas da área institucional. É, presentemente, diretor geral de contas na CV&A.

Armandino Geraldes
BA&N

Com uma vasta experiência na gestão de comunicação, nomeadamente nas áreas financeiras e institucionais, começou a carreira como jornalista, tendo assumido funções editoriais em diversos meios de comunicação de referência, tanto generalistas como económicos. Licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo INP, no decorrer do seu percurso profissional passou pelo marketing da Sonae Sierra e pela agência de comunicação Inforfi. Assumiu a responsabilidade da relação com os media do grupo Oni de onde saiu, em 2003, para fundar, enquanto sócio, a Cunha Vaz & Associados. Em 2007, através de uma operação de cisão de activos liderou o relançamento da BA&N enquanto consultora independente.

João Tocha
F5Consulting

É consultor de comunicação empresarial e de comunicação política. Especialista em comunicação de crise. Foi consultor de comunicação de diversas entidades de que destaca Banif, Victoria Seguros SA, Carrefour, SA, UNICER, Grupo Violas, McDonald’s, Electrolux, Grupo Aranas, EDIFER (Grupo Gestifer). Participou no grupo de consultores da China Tree Gorges e Stat Gride, nas privatizações da EDP e da REN onde trabalhou com BESI -Investimentos e Credit Suisse. Foi também consultor do Fundo APOLLO na privatização dos seguros da CGD. Foi consultor da FRAPORT/IFM na privatização da ANA. Trabalhou com o Banco Europeu de Investimento no lançamento do Fundo JESSICA. Trabalha com DHL, APIFARMA- Associação da Indústria Farmacêutica, Conselho Estratégico da Saúde (CIP), com o Grupo Simoldes. No plano da consultoria política João Tocha é consultor de diversas organizações políticas ao nível do Poder Central, Local e Regional.

Daniel Vaz
M Public Relations

Daniel Vaz formou-se em jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo passado pela RTP, Diário Económico e Jornal de Negócios. Entrou para a JLM & Associados em maio de 2007, sendo responsável pela comunicação institucional e estratégica do Grupo Impresa e das suas marcas, tal como SIC, SIC Notícias, Expresso, Visão, Exame ou Caras, e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimentos das Comunicações. A partir de Novembro de 2014, acumulou essas funções com as de director-geral da M Public Relations, que conta na sua carteira de clientes empresas como o Millennium bcp, Heineken, Santini, Land Rover, British Airways, Ocidental Seguros, Mattel, Go Natural ou Breitling, entre outros.

Sérgio Gonçalves
Live Content

Licenciei-me em Gestão na UCP em 97. Trabalho na área digital há mais de 15 anos, passei por consultoras como a PWC, operadoras de telecomunicações como a Vodafone ou entretenimento como a EMI Music Hoje estou focado no crescimento da Live Content, agência de publicidade digital, não só em Portugal mas também no Brasil e México. Gostaria de continuar a viver (e fazer parte) da revolução digital.

Joana Carravilla
E.Life

Joana Carravilla é country manager Iberia do E.life Group, grupo pioneiro e especialista em inteligência de mercado e gestão do relacionamento na Social Media. Com uma experiência de 15 anos em marketing digital, Joana Carravilla arrancou com o projeto da E.Life em 2007 e conta atualmente com 25 clientes nestes países.

José Pedro Inácio
Logo

José Pedro de Barros Inácio licencia-se em Gestão de Empresas, na Universidade Católica de Lisboa, em 1997. Termina a sua formação em 2000, com um MBA na Kellog Graduate School of Management, em Chicago. Entre 1997 e 2004 desempenha funções de Analista e Chefe de Projeto na McKinsey & Company, especializando-se nos setores das Finanças (banca e seguros), Telecomunicações, Transportes e Logística e Distribuição. Em 2005, ingressa no Banco Espírito Santo, onde chega a Ddiretor coordenador do departamento de Marketing de Retalho, ficando responsável pelo segmento Mass Market e pelo suporte à Rede de Retalho. Em 2007, já na Companhia de Seguros Tranquilidade, recebe o convite para desenvolver o projecto de criação e Implementação da LOGO. Um ano depois é nomeado director-geral da seguradora directa, cargo que ocupa até hoje.

António Mendes
RFM

António Mendes é director de programação da RFM, rádio que tem obtido diversas distinções, nomeadamente, como Superbrand - Marca de Excelência, marca de media em Portugal com maior índice de reputação (RepTrak), Marca de Confiança (Selecções do Readers Digest), e diversos Prémios de Criatividade (Meios & Publicidade, Prémios Sapo). Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE em Lisboa, lecciona no IADE – Creative University disciplinas nas áreas de Branding / Gestão de Marcas e Comportamento do Consumidor. É doutorando de Ciências da Comunicação no ISCSP / Universidade de Lisboa, onde conduz uma investigação sobre comunidades de marca e os meios sociais digitais. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais, de organizações como a NAB, ECREA ou SOPCOM. É autor dos livros Branding - A gestão da marca e Branding - A gestão da marca – 2ª edição revista, aumentada e actualizada. António Mendes é ainda DJ… tendo actuado em eventos como Swedish House Mafia no Meo Arena, Expofacic, Sol da Caparica, RFM Somnii, Açores Flower Power e em casas por todo o pais, desde o Pacha em Ofir ao Seven Vilamoura.

Marina Ramos
RTP

Marina Ramos é directora de marketing estratégico e comunicação da RTP. É licenciada em Economia pelo ISEG, em 1989, e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM, em 2014. Durante 20 anos foi jornalista, editora de Economia da RTP e da TVI e coordenadora do Telejornal. Em 2008 tornou-se responsável do marketing e comunicação da RTP, cargo que volta a exercer em 2015.

Rui Borges
Plot

Iniciou a sua actividade profissional em 2006 no jornal Vida Económica. Entre 1998 e 2002 fez parte da equipa do Jornal de Negócios tendo sido director da publicação. Saiu em 2002 para lançar a revista Carteira, a primeira revista de finanças pessoais portuguesa. Ao mesmo tempo começou um negócio de custom publishing na editora da revista carteira. Actualmente, é CEO da Plot Content Agency a maior agência de Content Maketing em Portugal. A Plot edita também as revistas Saber Viver e Prevenir. É licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa.

André Macedo
Diário de Notícias

André Macedo transitou da direcção do Dinhero Vivo, que fundou no Verão de 2010, para a direcção do Diário de Notícias em Setembro de 2014. Foi director executivo do jornal I, director do Diário Económico de 2005 a 2008, editor da Sábado de 2003 a 2005, editor de política do Correio da Manhã e editor de Política e Economia da Focus. O seu percurso como jornalista teve início em 1994, no Record.

José Carlos Castro
Correio da Manhã

Começou na Radio Comercial/Norte como animador em 1987 para em 1990 integrar a equipa da Radio Nova do Porto. Nesse mesmo ano entra para a RTP/Porto onde apresenta o programa da manhã entre outros programas e depois o Jornal da Tarde. Entra na TVI em 95 - cerca de um ano depois do lançamento da estação - para pivot principal. Apresentou os serviços informativos, "Informação 4", "TVI-Jornal", "Directo XXI", "Jornal da UMA", "Jornal Nacional" e "Jornal das 8", bem como especiais informativos de economia, política e desporto. Foi pivot principal em mais de 12 actos eleitorais e referendos. Foi subdirector de 2009 a 2011. É agora director-adjunto do Correio da Manhã, onde cumpre funções na CMTV.

Luís Osório
Sol

Luís Osório é director-executivo do Sol desde o princípio de Junho. Foi director-adjunto do i entre Setembro de 2014 e Maio de 2015, director de A Capital, director de informação das rádios da Media Capital e director-geral do Rádio Clube Português. Publicou quatro livros, encenou uma peça de teatro e realizou dois documentários. Fui autor e apresentador de programas de televisão. Tem dois filhos e dois divórcios.

Pedro Santos Guerreiro
Expresso

Pedro Santos Guerreiro é director executivo do Expresso desde Janeiro de 2014. A carreira como jornalista começou em 1997 no Jornal de Negócios, título que dirigiu nos últimos 7 anos.

Inscrição

Reserve já a sua participação

110€ + IVA Inclui o almoço que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Comunicação M&P.
(Limitado aos lugares existentes)

inscreva-se agora

70€ + IVA Não inclui almoço



inscreva-se agora

Mapa

Contactos

Contacte-nos para qualquer informação que necessite




Endereço de contacto

Teresa Albuquerque
Rua Sarmento de Beires,
n.º 7 – D – 2º Dto
1900 – 410 Lisboa
(+351) 210 987 574

Email

[email protected]

patrocinadores




apoio




Produção




parceiros