EventCamp 2016

Detalhes do Evento

Data

19 Novembro 2019

Horas

09:15 ~ 15:30

Local

Teatro Tivoli BBVA

Pelo sétimo ano consecutivo o M&P vai dedicar um dia a discutir os temas mais importantes do sector da Comunicação. Numa iniciativa que juntará mais de uma dezena de oradores, poderá assistir aos debates “Poder económico, jornalismo e influência”, “Ética, transparência e influência” e "Redes sociais e influenciadores". A manhã começará com uma apresentação da Marktest, que abordará números e tendências relacionadas com redes sociais e influenciadores.

Programa


Oradores

Esperança Afonso
directora da Marktest Consulting

Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Dirigiu o departamento de Desk Research e o departamento de Estudos Geodemográficos da Marktest, onde iniciou a sua carreira em 1991. Actualmente, exerce funções na Marktest Consulting, onde coordena os vários projetos desta área, sendo nomeadamente responsável pelo desenvolvimento de sistemas de informação de geomarketing como o Sales Index, estudos sobre redes sociais e pela gestão do site do Grupo Marktest: www.marktest.com.Tem também sob a sua responsabilidade a conceção, redação e distribuição da Newsletter semanal do Grupo. Em 2018 foi nomeada Encarregada de Proteção de Dados do Grupo Marktest.

André Veríssimo
director do Jornal de Negócios

André Veríssimo é director do Jornal de Negócios desde Novembro de 2017. O jornalismo económico é há vários anos uma paixão, que começou ainda na revista Focus, cresceu depois no Semanário Económico e afirmou-se desde 2006 no Negócios. Escreve regularmente opinião para o Correio da Manhã e o Record e é comentador ocasional em rádios e televisões. Vive em Lisboa, é licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica e tem 43 anos.

Diogo Sousa
head of communications da Galp

Diogo Sousa, 41 anos, é head of communications da Galp. Integrado na Direção de Marketing e Comunicação, assume a responsabilidade pela comunicação corporativa interna e externa da Galp nas várias geografias onde a energética portuguesa marca presença. Foi anteriormente corporate communications manager da operadora NOS e director de contas corporate na GCI, tendo acompanhado marcas como a Siemens, COTEC, Beta-i ou Sociedade Ponto Verde. Próximo da área da Inovação, foi mentor da competição internacional de startup´s Lisbon Challenge e da rede de jovem talento Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, na área de RP.

Francisco Lucena
sócio gerente da Lucena Consulting

A Lucena Consulting é uma empresa constituída em 2014 e tem como sócio gerente o consultor de comunicação Francisco Lucena. Este consultor tem know-how e vasta experiência na actividade de consultoria e gestão da comunicação empresarial, tendo iniciado a sua actividade neste sector há cerca de 20 anos. Iniciou a carreira na empresa Unimagem, de Miguel Almeida Fernandes e Maria Lacerda. Ingressou mais tarde na JLM&Associados a convite do seu fundador João Líbano Monteiro. No ano 2000 foi como consultor da JLM&Associados para a Portugal Telecom SGPS, tendo sido convidado pela gestão da operadora a ingressar nos seus quadros no ano de 2004. Em 2014 é criada a Lucena Consulting e conta(ou) no seu portefólio com empresas na área da banca, saúde, media e turismo, justiça, distribuição, farmacêuticas, multinacionais com presença local, grupos empresariais de índole familiar, empresas cotadas, restauração etc. Ao longo dos anos geriu clientes na área da banca, distribuição, telecomunicações, indústria, cultura, saúde, entre outros.
Francisco Lucena gosta de trabalhar sobre pressão nomeadamente no capítulo da chamada “gestão de crise”. Considera que não há nenhum “toque de Midas” para uma comunicação eficaz mas, tal como na vida, o bom senso é muitas vezes a chave do sucesso. Casado pai de 4 rapazes, todos benfiquistas com exceção da mulher…neste particular o bom senso não prevaleceu. Ainda bem!

João Vieira Pereira
director do Expresso

Licenciado em Economia pelo ISEG, iniciou a carreira de jornalista em 1997, tendo passado pelo Jornal de Negócios, onde foi jornalista responsável pela área de Macroeconomia e estando ligado ao lançamento do Canal de Negócios. Depois do Jornal de Negócios passou pelo Semanário Económico, tendo sido responsável pelo lançamento do site do jornal. Em 1999 integra a direção do Semanário Económico, primeiro como director-adjunto e depois como director, onde esteve até 2006, altura em que ingressou no jornal Expresso como editor da área de Economia, assumindo a edição executiva em 2007. Em 2008 assume o cargo de sub-director do Expresso e em 2010 o cargo de director-adjunto. Em 2013 acumula as funções de director da Revista Exame. Em Abril de 2019 assume a direção do Jornal Expresso. Além dos cargos que ocupa actualmente no Expresso é comentador frequente de assuntos económicos na SIC e SIC Notícias.

José Manuel Fernandes
publisher do Observador

Nasci a 7 de Abril de 1957 e sou jornalista desde 1976, passei por vários jornais (Voz do Povo, Expresso) e fui fundador e, mais tarde, director do Público (de 1998 a 2009). Escrevi vários livros, nomeadamente O Homem e o Mar, o Litoral Português (Círculo de Leitores/Gradiva), Diálogo em Tempo de Escombros (com D. Manuel Clemente, Pedra da Lua), Liberdade e Informação (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e Era Uma Vez a Revolução (Aletheia) e colaboro, como professor convidado, com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Maria Domingas Carvalhosa
partner e CEO da Wisdom Consulting

16 anos... Ainda estudante do secundário e faço a minha estreia numa redacção de uma rádio local, a Rádio Costa do Estoril. Ninguém me convidou. Ofereci-me. Nascia cedo o 'bicho pela comunicação'. 18 anos... Estudante de Direito na Universidade Lusíada de Lisboa e trabalhadora em part-time. Numa tentativa de tentar resolver um problema de produção da minha entidade patronal - uma pequena indústria de tapetes de Arraiolos - introduzi a produção de tapetes de Arraiolos nas cadeias masculinas. Mas havia quem esperasse de mim a conclusão de um curso de Direito que estava a correr bem e com o qual eu até já tinha estabelecido uma certa amizade. Tive muito gosto em conviver, durante quase cinco anos, com o Direito mas o apelo da comunicação foi mais forte e, desde que larguei a faculdade, que a consultoria, a reputação, a assessoria mediática, a gestão da crise e mais recentemente, os assuntos públicos e o lóbi são a minha 'praia'. Já lá vão 24 anos... Na Imago aprendi a 'arte' e cresci, na Sanchis Comunicação, mais tarde Citigate Sanchis, continuei a crescer e fiz-me gestora, na Frontpage, consultora que fundei e dirigi até 2010, altura em que fundi a Frontpage com a Lift Consulting. Em 2018, optei por sair do Grupo Lift com a empresa que dirigia à altura, a Wisdom Consulting, uma consultora especializada em Consultoria de Comunicação, Public Affairs e Representação Legitima de Interesses. A Wisdom, no último ano, duplicou a sua dimensão e continuará o seu caminho de crescimento enquanto empresa especializada em influência. A actividade associativa tem-me ocupado algum tempo. No terceiro Sector integrei a direcção do BIPP e no associativismo empresarial ocupei a vice-presidência do GRACE e da APECOM. Actualmente sou presidente da Assembleia Geral da Apricem e membro do Conselho Consultivo da Maratona da Saúde. Sou sonhadora, voluntariosa e criativa, características que me dão muito trabalho já qua não gosto de deixar nada por fazer. Tem sido assim toda a minha vida. Pelo que, como devem calcular, ainda tenho... tudo por fazer!

Miguel Matos
director-geral da Tabaqueira

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas, juntou-se à Tabaqueira em 1998. A sua carreira passou por diferentes funções na área financeira em Portugal, na Suíça, na República Checa e mais recentemente nas Canárias. Agora, como director-geral da Tabaqueira, uma subsidiária da Philip Morris International, que exporta cerca de 80% da produção da sua fábrica localizada em Sintra e é uma das maiores empresas exportadoras portuguesas, o seu enfoque é a transformação da empresa em direcção a um futuro livre de fumo mediante a disponibilização aos fumadores de melhores alternativas inovadoras e sem combustão, como o tabaco aquecido, sem fumo, que Portugal foi o quarto país do mundo a comercializar.

Francisco Teixeira
partner e general manager da Hill & Knowlton

O Francisco tem 40 anos, estudou nos Estados Unidos, Espanha e Portugal onde se licenciou em Comunicação, Pós-Graduou em Marketing Político e terminou o mestrado em Comunicação. Foi jornalista durante 10 anos n’ O Independente, Grupo Renascença, Diário Económico e Económico TV. Foi adjunto do conselho de administração da AICEP, antes de fundar, em 2013, a FxT. Em 2017 fundiu esta agência de Relações Públicas com o Grupo WPP, onde lidera a área de Relações Públicas através da Hill & Knowlton e da Burson Cohen & Wolf.

Teresa Figueira
partner da Lift Consulting e presidente da APECOM

A Teresa é actualmente partner da Lift Consulting, uma empresa do Lift World que integrou em 2015 como managing director da área de integração. Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação, foi anteriormente diretora geral da Hill+Knowlton Strategies. Teresa Figueira tem uma forte experiência no desenvolvimento e integração de programas estratégicos de comunicação em vários sectores, nomeadamente, tecnologia, saúde, banca e seguros, energia, retalho e turismo. Tem também grande experiência na gestão de clientes multinacionais e na coordenação de programas de comunicação integrados, e amplo conhecimento da realidade europeia do sector da consultoria em comunicação e relações públicas. Presidente da APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas e membro da direção e representante de Portugal na ICCO – International Communications Consultancy Organization.

Francisco Morgado Véstia
country manager SamyRoad Portugal

Comecei a minha carreira como consultor de comunicação e mais tarde como gestor de projecto, passando por casas como a YoungNetwork ou a Cupido. Mas foi na extinta TORKE 2.0 que iniciei funções estratégicas relacionadas com Social Media que solidifiquei depois na IPG Mediabrands, com a missão de integrar ideias e elevá-las ao panorama digital, através da criação de conteúdos.
Em 2013 assumi a posição de Digital Manager para as marcas de grande consumo da L’Oréal Portugal, onde fui responsável pelo design e implementação de estratégias de marketing digital, para marcas como L’Oréal Paris, Garnier, Maybelline New York ou Essie, passando, em 2015, para o Warner Music Group enquanto head of digital and new media. O desafio da SamyRoad Portugal começou no final de 2016. Desempenho o papel de Country Manager, responsável pela operação da empresa no mercado nacional, articulando toda a supervisão estratégica das nossas propostas e campanhas.
Hoje em dia na SamyRoad trabalha já com os maiores anunciantes e líderes de mercado, com resultados comprovados também com diversos galardoes como prémios Eficácia, CCP, Meios & Publicidade, SAPO e Thumbmedia Awards.

Marta Kadosh
marketing & brand activation manager da Salsa

Quando era pequena e lhe perguntavam o que queria ser, respondia que ia ser advogada e bailarina! Não enveredou por nenhuma destas carreiras, mas sempre acreditou que o mundo dos negócios pode ser mais cor-de-rosa e que as práticas mais lúdicas também podem ser sérias, tudo depende como encaramos a nossa carreira. Formada em Comunicação Empresarial, Iniciou o seu percurso por agências como a Euro RSCG (agora Havas Publicidade) e Young & Rubicam. É na Fuel, projecto que acompanha desde o dia zero, que faz grande parte da sua carreira e de onde sai, em 2016, como directora de serviço a clientes. É nessa altura que passa para o “lado do cliente”. Foi head of communication da Sport Zone e hoje é marketing & brand activation na Salsa.

Ricardo Tomé
director coordenador da Media Capital Digital

Diretor-Coordenador da Media Capital Digital para a gestão da operação digital nas várias marcas: TVI, TVI Player, TVI24, IOL, MaisFutebol, SELFIE. Foco especial na área mobile e multiscreen, OTT, Vídeo, Redes Sociais e gestão das várias parcerias a nível de conteúdos e negócio: Google & YouTube, Facebook, Twitter, MEO, NOS, Vodafone, Endemol/Shine, ElevenSports, entre outras. Diplomado pela New Media Technology College de Dublin em “Interactive Television & New Media”, licenciado em Publicidade & Marketing pela ESCS e com um Executive Master in Management & Leadership na Univ.Católica (CLSBE). É também docente em várias Pós-Graduações e Mestrados Executivos na área do digital. Pai de 3, casado com a mulher que conheceu aos 2 e lá por casa o mais mimado é mesmo só 1: o Bichon Maltês. Sempre que pode, a sós ou em grupo, pratica Trail-Running e Padel.

Inscrição

Reserve já a sua participação

110€ + IVA Inclui o almoço que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Comunicação M&P.
(Limitado aos lugares existentes)

inscreva-se agora

70€ + IVA Não inclui almoço



inscreva-se agora

Mapa

Contactos

Contacte-nos para qualquer informação que necessite




Endereço de contacto

Teresa Albuquerque
Av. D. Carlos I
nº 44, 1 Piso
1200–649 Lisboa
(+351) 215 825 427

Email

talbuquerque@meiosepublicidade.pt

patrocinadores




parceiros




Bebida Oficial