ConfernciaMarketing

Data

17 Janeiro 2019

Horas

09h15-13h00 - Conferência
13h30 - Almoço
15h30 - Entrega de Prémios de Marketing'18

Local

Cidade do Futebol - Cruz Quebrada

"2019: Ano para arriscar ou jogar à defesa", "As tácticas para ganhar em 2019", "Como manter a titularidade num campeonato com mais players?" e "Portugal joga no mundial das marcas?" são os quatro temas que vão juntar cerca de 20 profissionais, entre responsáveis de marketing, de agências de meios e criativas e de grupos de media.
Após a conferência terá lugar o almoço que antecede a entrega dos Prémios de Marketing M&P

Programa

9h15

CHEGADA DOS PARTICIPANTES

9h45/10h30

2019 - Ano para arriscar ou jogar à defesa? // Ana Azevedo, chief media officer da Zenith // Pedro Batista, managing director da UM // Ricardo Clemente, CEO da MediaCom // Rodrigo Albuquerque, executive director da Arena Media // Sandra Alvarez, directora-geral da PHD
Moderadora: Manuela Botelho, secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes

10h30/11h15

As tácticas para ganhar em 2019 // Rudolf Gruner, director-geral do Observador // Sérgio Carvalho, director de marketing e clientes da Fidelidade // Tiago Simões, director de marketing da SonaeMC
Moderador: Nuno Amaral Frazão, Business Mindshaker

11h15/11h30

Coffee break

11h30/12h15

Como manter a titularidade num campeonato com mais players? // Duarte Durão, managing partner da Nossa // José Bomtempo, chief creative officer /partner Bar Ogilvy // Miguel Barros, presidente e partner do Havas Creative Group // Tomás Froes, partner da Partners
Moderadora: Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos de Portugal

12h15/13h00

Portugal joga no mundial das marcas? // Hugo Figueiredo, administrador da RTP // Joana Garoupa, directora de marca e comunicação da Galp // Lídia Monteiro, directora coordenadora do Turismo de Portugal // Nuno Moura, diretor de marketing e novos negócios da Federação Portuguesa de Futebol // Nuno Pinto Magalhães, provedor e director de comunicação e de relações institucionais da Central de Cervejas e Bebidas
Moderador: Ricardo Monteiro, Sonae IM Advisory Board

13h30

Almoço e entrega de Prémios Marketing M&P

Oradores

Ana Azevedo
chief media officer Zenith

Licenciei-me em Relações Públicas e Publicidade pelo INP e iniciei logo a seguir o meu percurso na área de media em várias agências. Com mais de 20 anos de experiência no mundo da publicidade e 17 dentro do grupo Publicis, sou actualmente chief media officer da Zenith. Ao longo destas duas décadas trabalhei clientes de vários sectores de actividade e diversas marcas. A minha grande paixão é viajar, herdei dos meus pais esta vontade de descobrir novos destinos, a maior parte das vezes sem planeamento prévio.

Pedro Batista
managing director UM

O Pedro conta com mais de 20 anos na indústria da publicidade, tendo desenvolvido a grande maioria das suas aptidões profissionais no seio da IPG.
Com um espírito fresco e inovador, o Pedro juntou-se à UM em 2007 como Diretor Geral, e antes disso, foi um ativo preponderante no lançamento da marca “BrandConnection” em 2001, tendo integrado a equipa “Initiative” nos 7 anos anteriores.
Ao longo de sua carreira, o Pedro tem trabalhado com um sem número de marcas icónicas, incluindo: Johnson & Johnson, Samsung, Compal, Coca-Cola, Bacardi-Martini, Renault, TAP, Mastercard, Microsoft, Lidl, Iberdrola…
Licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura pela Universidade Lusófona Portuguesa, o Pedro acumulou durante mais de 10 anos também a função de professor niversitário, tendo como responsabilidade o ensino da disciplina de Publicidade, Media e Comunicação.

Ricardo Clemente
CEO da MediaCom

Actualmente é CEO da MediaCom Portugal. Faz parte da família WPP em Portugal desde 2002, desempenhou o cargo de managing director da OgilvyOne e Ogilvy Interactive e foi membro senior management team do Grupo Ogilvy Portugal. Em Janeiro de 2010 mudou-se para o Grupo Renascença Multimédia como membro do conselho de administração da Intervoz. Em 2011 voltou ao grupo WPP com a missão de lançar o GroupM Interaction no GroupM Portugal. Em Setembro de 2012 regressa ao mercado das agências na liderança da MediaCom Portugal. Tem no seu background académico uma licenciatura em Informática de Gestão e uma pós-graduação em Multimédia pelo ISCTE. Na AESE fez o PADE - Programa de Alta Direção de Empresas que concluiu em 2012.

Rodrigo Albuquerque
executive director da Arena Media

Rodrigo Albuquerque é licenciado em Estatística e Gestão de informação e pós-graduado em Marketing Intelligence, pela Nova IMS - Information Management School. Com 20 anos de experiência acumulada na área de comunicação, começou a sua carreira na Euro M', como contact center manager, seguindo-se passagens pela Teleperformance Portugal e pela Xerox Portugal, onde consolidou a sua experiência em CRM, marketing directo e publicidade. Em 2005 muda-se para a Arena Media, para assumir a coordenação do departamento de novos canais, passando mais tarde a director de serviço a clientes. Assume a direcção executiva da agência em 2013, contribuindo desde então para a continuidade da boa performance que a agência vinha já apresentando.

Sandra Alvarez
directora-geral da PHD

É directora-geral na PHD, agência de meios do Omnicom Media Group. Tem 23 anos de experiência profissional em várias áreas do marketing e da comunicação das marcas. Está actualmente na área de media, na PHD, tendo anteriormente tido a mesma função na Havas Media. O seu percurso fez-se ainda em marketing & comunicação, na Reckitt Benckiser, F.Lima e Banco Espírito Santo, em agências de publicidade, na DDB, Leo Burnett, BBDO e Arnold (grupo Euro RSCG) e na área de vendas, na Reckitt Benckiser. Ao longo destas duas décadas trabalhou vários sectores de atividade e variadas marcas dentro de cada setor, entre eles FMCG, alimentação, banca e seguros, luxo, automóvel, retalho, saúde e telecomunicações. É Mestre em Marketing pelo ISCTE, Pós Graduada em Marketing Digital pelo INDEG-ISCTE, e licenciada em Economia pelo ISEG. É docente no ISEG, ISCTE, em unidades curriculares relacionadas com media e comunicação digital. É co-autora do livro SER Blogger e escreve artigos de opinião para a revista Marketeer, desde 2014.

Moderadora: Manuela Botelho
secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes

Manuela Botelho, nascida em Moçambique em 1959, é licenciada em Organização e Gestão de empresas pelo ISCTE Com uma carreira de 25 anos na área do marketing, desempenhou funções de elevada responsabilidade em diversas empresas, especialmente do sector alimentar. Deu os primeiros passos na Compal e na Ipetex entre 1980 e 1984. Foi directora de marketing e comercial da Longa Vida entre 1986 e 1992 e posteriormente directora comercial da Schweppes Portugal. Após uma rápida passagem pela agência de publicidade BBDO como directora de serviço a clientes assumiu a direcção geral da Sociedade Industrial de Aperitivos, ao que se seguiu a constituição e Direção Geral da Cadbury Portugal em 1997. Em 2001 assumiu o cargo de Directora de Marketing da Sociedade Central de Cervejas de onde saiu em 2005. Foi durante esse período ainda membro da direcção da APAN e presidente da Associação de Merchandising e colaborou no ISCEM como assistente convidada. É actualmente secretária-geral da APAN.

Rudolf Gruner
director-geral do Observador

Sou licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Iniciei a minha carreira em 1996 na Vodafone, onde estive 14 anos, com passagem pelo serviço de apoio a cliente, marketing de produto, pricing, distribuição, YORN (fundador) e online. Em 2010 mudei para a Media Capital, onde fui director-geral da Media Capital Digital, responsável pelos sites do grupo. Em 2014 entrei para o projeto do Observador, no lançamento, como director-geral.

Sérgio Carvalho
director de marketing e clientes da Fidelidade

Sérgio Carvalho tem um percurso profissional ligado ao sector segurador e ao grupo Fidelidade caracterizado por diferentes desafios em diversas áreas, nomeadamente área comercial, marketing e inovação, técnica e produto. Actualmente desempenha funções como director de marketing e clientes da Fidelidade com a responsabilidade de gestão estratégica das marcas da Fidelidade e da experiência do cliente assim como a implementação, desenvolvimento e gestão dos canais digitais assegurando a visão omnicanal da organização.

Tiago Simões
director de marketing da SonaeMC

Tiago Simões é director de marketing da SonaeMC e trabalha em marketing desde que se formou em Economia na Católica, ainda no século passado. Começou no Banco Santander, onde trabalhou até entrar para a Sonae em 2001. Esteve primeiro nas telcos, onde passou pela Novis, Clix e Optimus e está, desde 2010, no retalho. Primeiro na Well’s como director de marketing e diretor-geral e, desde 2016, no marketing da SonaeMC, onde é responsável pelo marketing, entre outras, da marca Continente. Pelo caminho fez um MBA na Universidade Nova e é professor de comunicação na Católica de Lisboa. Adora cinema e é viciado em publicidade desde que nasceu.

Moderador: Nuno Amaral Frazão
Business Mindshaker

Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de design, marketing e comunicação. Trabalha em marketing digital desde 1996 assumindo um papel determinante ao nível do modelo de negócio, e-commerce, estratégia de comunicação e activação de marcas no meio online. Em 2000 abre como sócio a VIEW - que desde 2009 faz parte do network digital ISOBAR. Actualmente, para além de CEO Dentsu Aegis Network Portugal é também administrador das empresas de serviços digitais ISOBAR e iProspect Portugal - cargos que desempenha em regime de acumulação de funções.

Duarte Durão
managing partner da Nossa

Tem a idade da revolução de Abril e cedo viu o seu sonho de viver do campo e no campo, ameaçado pelas reformas da PAC, tendo trocado Engenharia no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa, por Comunicação no Instituto Superior de Comunicação Empresarial, onde se licenciou em 1998. Estagiou na ShandwickUSA NY e na RTC. No fim da Expo 98 começou a sua carreira na publicidade, onde trabalhou 2 anos com Edson Athayde, na agência FCB, como account manager. Em 2001 ingressa na BBDO, a agência então líder do mercado onde trabalhou marcas nos mais diversos sectores: Energia, Banca, Farmacêutica, Higiene Pessoal, Alimentar, Bebidas, Higiene do Lar. Como prova da sua veia criativa em 2002 recebeu uma menção honrosa no concurso de jovens criativos. Em 2004, aceita o convite para chefiar o departamento de publicidade e marketing relacional da TMN. Durante 4 anos e meio, são de destacar o completo rebranding da marca, o lançamento da tecnologia 3G, a contra OPA e a meta dos 6 milhões de clientes. Em 2004 fundou a DOC – Design de Origem Controlada, atelier de branding vocacionado para o sector vinícola. Em 2008 mudou tudo, casou-se e largou o conforto da PT para lançar a NOSSA em conjunto com mais três sócios. Até hoje nunca olhou para trás. Acredita que o segredo do seu negócio está na compreensão das pessoas, sejam colaboradores, clientes ou consumidores das marcas para as quais trabalha.

José Bomtempo
chief creative officer /partner Bar Ogilvy

Nas agências sempre fui um felizardo. Esta profissão deu-me milhares de vezes a oportunidade de viver outras tantas profissões com que sonhei em miúdo. Dizem que quem toca muitos instrumentos, não toca nenhum, mas aqui não se aplica, bem pelo contrário: Arquitecto, artista plástico, músico, já para não falar de jornalista ou fotografo e até mesmo mais recentemente, maratonista, botânico entre outras que não vale a contar. Foram as agências e o trabalho que me deram essa oportunidade - All in one, só mesmo como publicitário e já faz tempo. Comecei à séria em 1989, na Cineponto do Porto, mais tarde Leo Burnett. Cox, FCB, Grupo Correio Brasiliense (Brasil), TBWA-EPG, BBDO, McCann, BAR. Agora a melhor parte do timeline: a BarOgilvy. Quantas mais profissões aqui vou viver? Bués!

Miguel Barros
presidente e partner do Havas Creative Group

Miguel Barros iniciou a sua carreira no departamento marketing do Banco Universo (BPI/ Sonae) e exerceu em seguida funções nesta área nas marcas Worten, Continente e Modelo, onde assumiu a direção de marketing. Em 2001 assume a direcção de marketing central da Optimus, que dois anos mais tarde acumula com a direção de marketing data services da mesma empresa. Em 2005 muda-se para a Havas Europa (em Paris), onde assume a função de director de desenvolvimento para essa região. Dois anos mais tarde funda a Fuel, onde é partner e CEO até ao início deste ano, altura em que passa a presidente e partner do Havas Creative Group em Portugal. É também presidente da APAP (Associação Portuguesa de Agências de Publicidade Comunicação e Marketing). É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e tem um MBA Insead, Fontainebleau.

Tomás Froes
partner da Partners

Tomás Froes é fundador da Partners, a maior agência portuguesa de publicidade que ocupou o 5 lugar do ranking MediaMonitor em 2017. A agência multidisciplinar sediada em Lisboa é responsável pela comunicação de algumas das principais marcas portuguesas como a Altice, Meo, Banco BPI, EDP, Brisa, Via verde, CTT e Turismo de Portugal e ganhou vários prémios nacionais e internacionais de criatividade destacando-se o Leão de Ouro em Cannes, três Eurobest e 1 lápis D&AD. Considerada 9 vezes Agência do Ano nos prémios M&P e quatro vezes Agência do Ano no Festival do Clube de Criativos, a Partners nos últimos dois anos é também uma agência reconhecida além fronteiras nomeadamente devido às campanhas desenvolvidas com Cristiano Ronaldo para o mercado norte americano e francês, projetos que são liderados por Tomás Froes junto do grupo Altice. Para além destas funções, Tomás Froes esteve entre 2014 e 2018 na direção da APAP, é membro da direção da Fundação Luso Brasileira desde 2013 e, em 2106, foi o responsável de marketing da seleção nacional de futebol que conquistou o Euro 2016, tendo a campanha “11 milhões” sido considerada a melhor campanha de marketing pela UEFA Awards. Ainda antes de fundar a Partners, Tomás Froes foi executivos de contas na FCB, director de projetos especiais na Edson/FCB, director de planeamento estratégico da MKT e posteriormente do grupo Central de Comunicação.

Moderadora: Susana Albuquerque
presidente dos Clube de Criativos de Portugal

Susana Albuquerque é actualmente directora criativa da Uzina, uma das maiores agências nacionais, posição que ocupa desde 2017. Antes disso, foi directora criativa na DDB Espanha e na Y&R Madrid, durante os 4 anos que viveu e trabalhou em Espanha. Durante esse período, liderou clientes como o BBVA, Dodot, Ausonia, Opel, Fundación Telefónica, Movistar e Telepizza. Em Espanha, o seu trabalho foi premiado nos Eficácia (BBVA) e em Cannes, El Sol e El Ojo (Opel, Telepizza, Fancine, Mariskal Rock Radio). Antes de se mudar para Espanha, foi directora criativa da Lowe/Lintas, e presidente do Clube de Criativos de Portugal no ano de 2013.

Hugo Figueiredo
administrador da RTP

A minha formação é de Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e tenho um MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Tenho uma longa experiência de gestão em sectores como as telecomunicações e media e liderei projetos nas áreas do digital, conteúdos, marketing e parcerias estratégicas. Sou actualmente administrador da RTP com os pelouros da informação, conteúdos e produção. Fui ainda administrador e presidente da direcção do jornal Público, para além de ter desempenhado funções de direcção de marketing na NOS, Optimus e Procter & Gamble, a par de várias atividades na área do empreendedorismo e consultoria. Fui ainda vice-presidente da APDC e sou professor de comunicação numa pós-graduação na Porto Business School.

Joana Garoupa
directora de marca e comunicação da Galp

Joana Garoupa assumiu em Outubro de 2017 a direcção de marca e comunicação da Galp, criada para promover o modelo integrado de marketing e comunicação da empresa em todas as suas geografias. Na energética reporta directamente a Carlos Gomes da Silva - CEO da Galp - e coordena uma equipa de mais de 20 pessoas que tem a responsabilidade de definir a estratégia da identidade da marca Galp e do seu portefólio institucional, de negócios, produtos e serviços. Antes de ingressar na Galp foi durante seis anos directora de marketing e comunicação da Siemens, onde teve a primeira grande oportunidade de trabalhar em contexto internacional e de multinacional, numa área tecnológica e de alta engenharia. Iniciou o seu percurso profissional em agências como a Publicis, a Emirec, a DDB ou a McCann Erickson.
Foi jurada em muitos festivais incluindo Cannes e ganhou alguns prémios incluindo em Cannes. Vive em Lisboa com os 3 homens da vida dela

Lídia Monteiro
directora coordenadora do Turismo de Portugal

Desde 2015 é directora coordenadora do Turismo de Portugal com a responsabilidade pelo branding do destino Portugal e pela promoção nacional e internacional do país. Tem a seu cargo os departamentos de comunicação e marketing digital e de marketing territorial e negócios, assim como as equipas multidisciplinares de trade marketing e M&I (meetings & incentives). Com um percurso profissional de mais de duas décadas ligado ao marketing, comunicação e turismo, exerceu as funções de directora de comunicação no Turismo de Portugal e posteriormente assumiu a direcção de comunicação comercial no ACP. No ICEP desempenhou as funções de coordenadora de imagem e conteúdos, com a responsabilidade de produção dos conteúdos para a promoção externa do investimento, comércio e turismo. Integrou também a equipa de gestão da marca Portugal. Leccionou no IPAM, as cadeiras de Construção e Gestão de Marca e Comunicação e Marca na pós- graduação de Gestão Estratégica da Marca. É licenciada em Engenharia Agronómica pela UTAD, possui duas pós-graduações em Marketing e em Gestão pelo ESADE, Business School em Barcelona e formação especifica em Marketing Digital pela Universidade Católica.

Nuno Moura
diretor de marketing e novos negócios da
Federação Portuguesa de Futebol

Nuno Pinto de Magalhães, 62 anos, quatro filhos. Colabora com a Central de Cervejas há mais de 40 anos. É actualmente provedor e director de comunicação e de relações institucionais, cargo que exerce desde 2004, tendo antes assegurado diversas funções de gestão na empresa, em áreas como os recursos humanos, compras, organização e métodos, marketing, vendas, exportação e logística. É presidente da Fundação Luso, da Auto Regulação Publicitária (ex-ICAP), da Associação Portuguesa dos Industrias de Águas Minerais e de Nascente, da Assembleia Geral da GS1-Codipor (Código de Barras) e vice-presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e vice-presidente da Fundação do Desporto. É também administrador não executivo, entre outras, da Sociedade Ponto Verde. No final de 2017 foi escolhido para liderar a Câmara de Comércio Portugal-Holanda, sendo o primeiro português a assumir este cargo.

Nuno Pinto Magalhães
provedor e director de comunicação e de relações
institucionais da Central de Cervejas e Bebidas

Nuno Pinto de Magalhães, 62 anos, quatro filhos. Colabora com a Central de Cervejas há mais de 40 anos. É actualmente provedor e director de comunicação e de relações institucionais, cargo que exerce desde 2004, tendo antes assegurado diversas funções de gestão na empresa, em áreas como os recursos humanos, compras, organização e métodos, marketing, vendas, exportação e logística. É presidente da Fundação Luso, da Auto Regulação Publicitária (ex-ICAP), da Associação Portuguesa dos Industrias de Águas Minerais e de Nascente, da Assembleia Geral da GS1-Codipor (Código de Barras) e vice-presidente da direção da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e vice-presidente da Fundação do Desporto. É também administrador não executivo, entre outras, da Sociedade Ponto Verde. No final de 2017 foi escolhido para liderar a Câmara de Comércio Portugal-Holanda, sendo o primeiro português a assumir este cargo.

Moderador: Ricardo Monteiro
Sonae IM Advisory Board

--

Como foi em 2017

Inscrição

Reserve já a sua participação

120€ + IVA Inclui o almoço que antecede a cerimónia de entrega dos Prémios Marketing M&P'18.
(Limitado aos lugares existentes)

inscreva-se agora

80€ + IVA Não inclui almoço.



inscreva-se agora

Mapa

Contactos

Contacte-nos para qualquer informação que necessite




Endereço de contacto

Teresa Albuquerque
Av. D. Carlos I
nº 44, 1 Piso
1200-649 Lisboa
(+351) 215 825 427

Email

[email protected]

main sponsor







patrocinadores





bebida oficial





parceiros